Symbioz com versão GPL em 2026
- Pedro Junceiro
- há 4 dias
- 1 min de leitura
O Symbioz, um dos modelos da gama de automóveis térmicos da Renault, deverá receber em 2026 uma variante bifuel, ou seja, capaz de funcionar com dois combustíveis, gasolina e GPL (gás de petróleo liquefeito). A ideia é ampliar a gama de motorizações deste SUV de dimensões médias.

A Renault confirmou o lançamento da versão bifuel do Symbioz para 2026, com este SUV de 4,4 metros de comprimento a ganhar dessa forma mais uma opção na sua gama de motorizações, sempre em linha com a ambição de oferecer soluções versáteis que se adaptam aos condutores europeus.
Atualmente disponível apenas em variantes eletrificadas, quer em “mild-hybrid”, quer em híbrido convencional, o Symbioz irá beneficiar comercialmente com a chegada da tecnologia bifuel, a qual permite autonomia combinada superior a 1.000 km graças à combinação dos depósitos de gasolina e de GPL, valendo-se de plataforma desenvolvida, de raiz, para acolher propostas do género.
Ainda não se conhecem os detalhes técnicos em termos de potência e de consumos, mas é possível que recorra à solução Mild-Hybrid-G 140 aplicada no Dacia Bigster, que associa o motor 1.2 de três cilindros – alimentado por gasolina ou GPL – a módulo eletrificado de 48 V para auxílio nas prestações e redução nos consumos e emissões.
Com dois depósitos de 50 litros dedicados, um para a gasolina e outro para o GPL, o Bigster da Dacia apregoa até 1.450 km de autonomia combinada, sendo assim de crer que o sistema comece e fazer o seu caminho para outros modelos do Grupo Renault.
Comments