Tänak comanda Rali de Portugal
- José Caetano
- há 3 dias
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Atualizado: há 3 dias
O estónio Ott Tänak, em Hyundai i20 N Rally1, encontra-se no comando do Rali de Portugal, ronda 5 do WRC de 2025. Sébastien Ogier, num Toyota GR Yaris Rally1, é segundo, a 7 s. No Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), triunfo surpreendente de Pedro Almeida, em Skoda Fabia RS.

O estónio Ott Tänak, vencedor do Rali de Portugal em 2019, num Toyota, encontra-se no comando da edição 58 da ronda portuguesa do WRC, depois de cumprido o dia mais intenso da prova, com 10 especiais e 146,48 km ao cronómetro. O piloto de 37 anos, num Hyundai i20 N Rally1, começou o programa na terceira posição, a 0,2 s de Elfyn Evans, da Toyota, mas conquistou o comando da competição no fim da primeira PEC (Mortágua 1) e, ganhando quatro numa jornada que teve 10, ainda comemorou a 400.ª vitória em especiais no Campeonato do Mundo.
No entanto, Tänak não pode dormir descansado… Sébastien Ogier, num Toyota GR Yaris Rally1, está a 7 s do estónio e os cinco primeiros classificados encontram-se separados por 32,7 s! No entanto, registe-se o desempenho notável da Hyundai no Rali de Portugal, com sete vitórias em 11 especiais, comportamento que contraria o domínio da rival nipónico nos primeiros quatro ralis da temporada!

“A etapa foi muito exigente, sobretudo nas segundas passagens pelos troços. Não tive sempre o ritmo ideal, mas as duas últimas especiais correram-me bem”, disse Tänak. Ogier manifestou-se satisfeito com o resultado. “Esperava-se um dia difícil e confirmou-se. Guardei os pneus macios para sábado, espero ter decidido bem”, afirmou o francês, o recordista de vitórias em Portugal desde o ano passado (seis). Na sombra de Tänak e Ogier, Takamoto Katsuta (Toyota), Kalle Rovanpera (Toyota) e o campeão em título, o belga Thierry Neuville (Hyundai).
Elfyn Evans (Toyota), comandante do Mundial de 2025, abriu a estrada e “pagou-o” bem. O galês é apenas sétimo classificado, a 1.09.0 m de Tänak, apresentando-se, por isso, em desvantagem na luta pela vitória no Rali de Portugal. “Dia muito difícil e frustrante. Esperávamos estar mais bem classificados”, reconheceu. Para Adrien Fourmaux (Hyundai) sexta-feira ainda menos positiva. O francês venceu três PEC e lutava pela primeira posição – desvantagem de 0,8 s para Tänak no fim da especial oito! –, mas pião na segunda passagem por Arganil originou impacto que danificou a suspensão do i20 N Rally1 de forma irreparável, obrigando-o a abandonar o rali.
Entre os WRC, Oliver Solberg, em Toyota GR Yaris Rally2, na primeira posição, com vantagem de 53,5 segundos para o britânico Gus Greensmith, em Skoda Fabia RS. O sueco terminou o dia “top-10” absoluto.

Pedro Almeida ganha CPR
A primeira etapa do Rali de Portugal decidiu a ronda 4 do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Vitória surpreendente de Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2) na sequência de “golpe de teatro”. O piloto norte-irlandês Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2), campeão em título e vencedor dos primeiros três ralis da temporada, foi o mais rápido após as 11 classificativas, mas a suspensão do Toyota cedeu durante a ligação para o parque fechado na Exponor de Matosinhos e a desistência tornou-se inevitável.
Dani Sordo, em Hyundai i20 N Rally2, também abandonou a prova precocemente, na sequência de despiste, quando batalhava pela vitória! E, assim, atrás de Pedro Almeida, no pódio do CPR, terminaram Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2), a 2,7 s, e Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2), a 59,1 s.
Este sábado, no programa do Rali de Portugal, 122,92 km cronometrados em sete PEC (duas passagens por Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, mais Super Especial com 3,52 km em Lousada).

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