top of page
Foto do escritorJosé Caetano

TAG Heuer, Porsche e Carrera Panamericana

Em 1954, de 19 a 23 de novembro, realizou-se a quinta edição da Carrera Panamericana, corrida em estradas públicas no México semelhante às Mille Miglia e à Targa Florio organizadas em Itália. Tratava-se de evento perigoso, facto que obrigou ao cancelamento de prova que testava a resistência de máquinas e pilotos. Há 70 anos, a Porsche, com o alemão Hans Hermann num 550 Spyder, terminou na terceira posição “à geral” e venceu a categoria reservada aos automóveis com motores até 1500 cc. É essa proeza que a TAG Heuer com o Carrera Chronograph Tourbillon x Porsche Panamericana!



A TAG Heuer e a Porsche associaram-se para a conceção do TAG Heuer Carrera Chronograph Tourbillon x Porsche Panamericana, relógio que pretende representar o espírito de corrida que o fabricante de automóveis desportivos venceu há 70 anos, com o 550 Spyder do alemão Hans Hermann. A equipa impôs-se na categoria reservada aos modelos com motores até 1500 cv, à frente do 550 Spyder do guatemalteco Jaroslav Juhan, conseguindo, simultaneamente, a terceira e a quarta posições absolutas – ganhou o Ferrari 375 Plus do italiano Umbergo Maglioli, que cumpriu o percurso com 3070 km entre Tuxtla Gutiérrez, no estado de Chiapas, e Ciudad Juárez, em Chihuahua, em 17.40,26 horas, à velocidade média de 173 km/h!


 A Carrera Panamericana, por realizar-se em estradas públicas e com condições de segurança muito precárias, era evento perigoso, o que obrigou a retirá-la do calendário do desporto automóvel após cinco edições – posteriormente, de 1988 a 2016, organizou-se “revival”, que não tinha as mesmas características de corrida famosa por contar com percurso superexigente que testava os limites tanto das máquinas como dos pilotos – na edição de 1954, por exemplo, apresentaram-se 150 carros à partida, mas a bandeira de xadrez foi exibida apenas a 85!



O TAG Heuer Carrera Chronograph Tourbillon x Porsche Panamericana (mais informações em www.tagheuer.com ou www.davidrosas.pt, por exemplo), tem edição limitada a 255 unidades, o que explica o preço 35.250 €. Trata-se, pois, de relógio para colecionadores e conhecedores que também são adeptos de tudo o que a corrida mexicana representava, nomeadamente a velocidade e a precisão na condução ou a busca incessante da excelência no capítulo da mecânica.


Desenho inspirado na imagem do Porsche 550 Spyder

O desenho do TAG Heuer Carrera Chronograph Tourbillon x Porsche Panamericana é inspirado na imagem do 550 Spyder. O mostrador em esqueleto, com detalhes elaborados, deriva das rodas do descapotável, enquanto o esquema de cores - prata, amarelo e preto - é o mesmo da pintura do automóvel original. Os ponteiros lacados a amarelo e os ponteiros do submostrador somam toque desportivo ao relógio.



A construção do relógio de 42 mm apresenta uma caixa em aço inoxidável com acabamentos escovados e polidos, e o logótipo “Spyder” gravado na lateral, com tipo de letra reminiscente do utilizado pela Porsche na década de 1950. A aba curva é adornada com o símbolo da Porsche e, às seis horas, a marca “Panamericana” inscrita no mostrador recorda-nos a corrida mexicana. O vidro Glassbox de safira com cúpula tem uma curva que flui sobre o rebordo, corre ao longo do bordo do mostrador e acaba por misturar-se com a caixa. Assim, imagem atrativa e moderna, leitura fácil do mostrador, incluindo durante a condução nas estradas mais exigentes.



A bracelete é em pele preta perfurada e tem forro e pespontos amarelos, o que confere um carácter desportivo e um charme “vintage” a relógio com desenho atlético. O “coração” do modelo é o movimento turbilhão interno TH20-09, que oferece, para uma precisão máxima, uma reserva de marcha de 65 horas. A massa do volante Porsche visível através do fundo de caixa em safira é tributo ao automóvel que inspirou esta máquina.


Limitada a apenas 255 unidades, esta edição também homenageia o número “55” do Porsche 550 Spyder vencedor da Carrera Panamericana de 1954. Cada relógio apresenta uma gravação “LIMITED EDITION” que sublinha a exclusividade. A embalagem em madeira lacada a preto e personalização no amarelo pantone da peça destaca ainda mais a exclusividade e a sofisticação do modelo.





0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page