Toyota melhora todos os GR Corolla
- Pedro Junceiro

- 18 de set.
- 2 min de leitura
A Toyota Gazoo Racing, divisão desportiva da marca japonesa, anunciou uma atualização ligeira das competências do GR Corolla comercializado no Japão, integrando melhorias estruturais. E, para os clientes que já possuam uma unidade do modelo, prepara-se atualização de “software” que aumenta o binário do motor de 370 Nm para 400 Nm.

Esta abordagem combinada de novidades para os clientes futuros e presentes surge na sequência dos conhecimentos adquiridos com a participação da marca no Super Taikyu, campeonato de velocidade do Japão, demonstrando, ao mesmo tempo o empenho da Toyota em melhorar os seus automóveis de forma contínua.
Para as unidades produzidas a partir de agora, a TGR anuncia, para o GR Corolla, o reforço da estrutura, de forma a suportar forças laterais e verticais mais intensas do que aquelas a que os carros são submetidos nos circuitos japoneses, melhorando, dessa forma, o dinamismo e a robustez nas estradas e, também, nos “track-days”.
Para obter essa maior rigidez, a Toyota aplicou mais adesivos estruturais na carroçaria, chegando a um total de 32,7 metros, mais 13,9 metros do que até aqui. Esses adesivos foram aplicados, sobretudo, na parte dianteira, no piso e nas cavas das rodas traseiras, o que não aumenta o peso em demasia.
Em termos de desempenho, para manter uma entrega de potência mais estável, mesmo quando o motor atinge temperaturas mais altas, a marca aplicou uma conduta de ar secundária, ativada pela velocidade do motor, que permite obter ar frio diretamente da grelha dianteira, baixando dessa forma a temperatura de admissão.
Já na tecnologia, o sistema de som JBL Premium, opcional, passa a dispor de um “subwoofer” e de uma funcionalidade “Active Sound Control”, que permite replicar muitos dos ruídos próprios dos carros de competição provenientes do escape através desse altifalante, assim aumentando a conexão com o automobilismo.
Noutro aspeto importante, a Toyota garante maior disponibilidade do carro para o mercado japonês, colocando cobro à aparente escassez de oferta do modelo no país. Isso deverá passar por dedicar a produção no Japão ao mercado local, enquanto o Reino Unido passará a produzir unidades para os EUA. Quanto à Europa… tudo igual, ou seja, não há indicações de comercialização.

Atuais clientes também beneficiam
Um dos objetivos da Toyota Gazoo Racing é propor melhorias contínuas nos seus automóveis, mesmo naqueles que já estão nas mãos dos clientes. Nesse sentido, está a ser desenvolvido um “software” novo para os carros entregues desde 2023, que elevará o binário disponível em 30 Nm, de 370 Nm para 400 Nm
Essa atualização também atuará sobre o sistema GR-Four que prevê valores distintos de distribuição de potência entre os eixos. Por exemplo, no modo “Track”, que tinha uma repartição de potência de 50:50, passará a ser variável, permitindo regulações de 60:40 a 30:70. Isto ficará disponível a partir da primavera de 2026, com detalhes, incluindo preços, a serem anunciados brevemente. Logo, esta atualização não será gratuita.









Comentários