A Toyota patenteou a denominação GR Corolla, colocando assim esse modelo na esfera dos modelos desportivos da Gazoo Racing. Após confirmação no final do ano passado por parte dos principais responsáveis da marca, o Celica irá regressar às estradas num futuro próximo, embora os detalhes sejam escassos.

Está dado mais um passo para o regresso da denominação Celica à gama atual da Toyota. Após a confirmação pública por parte dos altos quadros Yuki Nakajima e Akio Toyoda de que a marca estava a trabalhar no regresso do modelo, no final do ano passado, a marca patenteou a denominação GR Celica no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, no dia 15 de janeiro.
Porém, a indicação de que será colocado ao abrigo da gama desportiva Gazoo Racing, divisão que tem a seu cargo a competição e também o desenvolvimento de modelos de altas prestações, é uma novidade, ainda que já fosse esperada atendendo à postura mais dinâmica do Celica no passado.
O pedido de registo da patente foi feito a 15 de janeiro (através da Toyota Jidosha Kabushiki Kaisha, equivalente para Toyota Motor Corporation), na categoria “Automóveis e suas peças estruturais”, tendo a publicação sido feita a 4 de fevereiro.
Este passo sugere que o GR Celica possa ser um automóvel desportivo para lançamento global, embora deva ser notado que circunstâncias relacionadas com as emissões poderão ter impacto na estratégia da Toyota. Recorde-se que o GR86, por exemplo, foi retirado do mercado europeu devido às suas emissões poluentes mais elevadas, o que teria como efeito a subida da média de emissões de CO2 por parte da companhia.

Quanto à motorização, é de prever que o GR Celica recorra a um dos novos motores em desenvolvimento pela Toyota, nomeadamente o bloco 2.0 sobrealimentado de quatro cilindros, ao passo que o estilo deverá seguir o dos anteriores modelos, ou seja, um coupé de duas portas.
Comments