top of page
Logotipo | e-auto

Toyota Supra: 435 cv no adeus!

A Toyota Gazoo Racing anunciou pacote novo de atualizações no Supra, incluindo a versão de despedida “A90 Final Edition” com equipamento específico e 435 cv. Ao mesmo tempo, novidades no "Lightweight Evo".


Toyota Supra despede-se com 435 cv

Nome conceituado da Toyota, o Supra tem povoado o imaginário dos entusiastas da marca desde que a primeira geração foi lançada, em 1978. Recuperada em 2019 para uma nova geração, desenvolvida em parceria com a BMW, a denominação Supra encaminha-se agora para a fase final da sua atual carreira comercial, com a marca japonesa a revelar uma atualização de gama e, também, uma versão de despedida, apropriadamente agraciada de “A90 Final Edition” (sendo A90 o código do modelo).


"O Supra é como um velho amigo que ocupa um lugar especial no meu coração."

 

O grande impulsionador para o regresso do Supra foi Akio Toyoda, Presidente da Toyota, que em pista adota o nome de “Morizo” e que quis recuperar um modelo do qual guarda memórias profundas: “Antigamente, passava inúmeras horas a conduzir um velho Supra em Nürburgring para me tornar um piloto exímio. O Supra é como um velho amigo que ocupa um lugar especial no meu coração. Enquanto os outros fabricantes estavam a testar os seus novos e belos protótipos que iam apresentar, eu estava a conduzir um velho Supra que já não estava em produção. Por isso, apesar de a Toyota não ter planos para fazer um novo Supra, tal como muitos outros fãs obstinados do Supra em todo o mundo, eu queria secretamente que isso acontecesse. O novo GR Supra nasceu através de testes em Nürburgring, e posso dizer honestamente que é um carro divertido de conduzir e melhor do que nunca”.


Toyota Supra despede-se com 435 cv

Assim, o atual Supra tem continuado a evoluir desde o seu lançamento, com modelos parcialmente atualizados lançados em 2020 e 2022. Apresta-se agora o caminho seguinte, com vista a uma experiência de condução mais integrada e emotiva para percursos serpenteantes e circuitos. A versão atualizada de base, denominada GR Supra Lightweight Evo, contará com travagem melhorada (discos de travão Brembo de maiores dimensões), rigidez estrutural incrementada, suspensão e afinação geral otimizadas e performance aerodinâmica mais eficaz.

 

Ao nível da suspensão, a marca modificou os amortecedores adaptativos, ao passo que a barra estabilizadora dianteira foi robustecida para melhorar o dinamismo. Ao mesmo tempo, os suportes de ambas as barras estabilizadoras passam a ser concebidos em alumínio reforçado.



A utilização de casquilhos de borracha reforçados para os braços de controlo dianteiros e suportes de borracha reforçados para a subestrutura traseira tem por objetivo aumentar a comunicação entre a suspensão e a carroçaria, transmitindo melhor a informação da estrada e contribuindo para um comportamento preciso. A estrutura de suporte traseira foi reforçada para aumentar a rigidez da carroçaria e melhorar a sensação de direção e aderência. Adicionalmente, a direção assistida elétrica (EPS) foi otimizada para sensação de direção mais direta, havendo também um novo controlo de diferencial ativo para melhorar o comportamento dinâmico em curva.


Em termos visuais, o GR Supra Lightweight Evo passa a ter um spoiler traseiro em fibra de carbono, cavas das rodas aumentadas e jantes em preto mate, para uma aparência mais ousada. A bordo, o banco do condutor passa a ter revestimento em Alcantara e pele autêntica com o logótipo “GR” incrustado, enquanto a alavanca da caixa de velocidades manual passa a ter apontamentos em vermelho, assim como os cintos de segurança. 

 

Quanto ao motor, mantém-se o bloco 3.0 de seis cilindros em linha, com 387 cv de potência e 500 Nm de binário, associado a caixa manual de seis velocidades ou automática de oito.


A Toyota Gazoo Racing revelou uma nova série de atualizações para o Supra, incluindo a versão de despedida “A90 Final Edition”

Versão final 

Mas, a grande novidade é mesmo a versão final com produção limitada, que serve como um agradecimento a todos os adeptos do modelo japonês. O “A90 Final Edition” é assumido como o culminar do atual modelo, tirando partido de elementos melhorados relacionados com a condução, tais como maior potência e binário do motor, travões e rigidez da carroçaria reforçados, sistema de suspensão KW e a utilização de pneus de alta aderência.

 

Começando pelos ganhos no motor, que continua a ser o 3.0 de seis cilindros em linha, passa a debitar 435 cv e 570 Nm, graças a melhorias na admissão e na gestão de gases de escape, com um novo catalisador para reduzir a perda de pressão. A velocidade de ponta aumenta 20 km/h para 270 km/h.

 

A distribuição do óleo no cárter também foi melhorada para garantir que não existe uma insuficiência em condução mais veloz, ao passo que a refrigeração foi revista com recurso a uma ventoinha do radiador maior e a um novo sub-radiador, entre outras medidas. Para melhorar o rendimento, foi ainda adotado um novo escape Akrapovic em titânio, o que também beneficia a sonoridade.



Em linha com as mexidas no chassis, foi otimizado o controlo do diferencial ativo para reduzir a subviragem em curva, ao passo que a suspensão KW com ajuste do amortecimento é a mesma do GR Supra GT4 de competição, com 16 pontos de distensão e 12 de compressão para ir ao encontro de uma grande variedade de estilos de condução. As barras estabilizadoras foram robustecidas e há também novos casquilhos de borracha na suspensão e sub-estrutura inferior traseira em alimínio também retirada do modelo de competição GT4.

 

A direção assistida foi revista para uma sensação mais direta, ao passo que o ângulo das rodas (camber) foi alterado para melhorar a aderência em curva. Os travões Brembo de 19 polegadas asseguram competência de paragem, ao passo que a ligação efetiva ao solo fica a cargo dos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 com jantes de 19 polegadas à frente e de 20 polegadas atrás. Os pneus são 10% mais largos do que os dos Supra convencionais.


A Toyota Gazoo Racing revelou uma nova série de atualizações para o Supra, incluindo a versão de despedida “A90 Final Edition”

A aerodinâmica volta a ser inspirada no GR Supra GT4, com muito desenvolvimento efetuado em túnel de vento, passando a incluir spoiler dianteiro e aletas dianteiras em fibra de carbono, a que se junta a asa traseira em fibra de carbono de estilo “pescoço de cisne”. A conduta do capot em fibra de carbono inclui uma conduta interior amovível para um melhor desempenho de arrefecimento quando removida.

 

Uma vez a bordo, os bancos tipo “baquet” Recaro Podium CF com revestimento em Alcantara vermelha e conceção em carbono destacam-se claramente, oferecendo elevado apoio do corpo, sobretudo em curva. O volante, os painéis das portas, a almofada da consola central, o apoio de braços central e a parte central do painel de instrumentos estão revestidos a Alcantara. Além disso, os cintos de segurança vermelhos e as embaladeiras exclusivas em fibra de carbono reforçam a exclusividade deste modelo de edição limitada.


A Toyota Gazoo Racing revelou uma nova série de atualizações para o Supra, incluindo a versão de despedida “A90 Final Edition”

Também na Europa 

Todas estas especificações são dos modelos japoneses, mas é de crer que não se irão alterar nas versões para os mercados europeus, com abertura das vendas prevista para janeiro de 2025. A Toyota Gazoo Racing destaca que, apesar de a produção do Supra atual chegar ao fim com o “A90 Final Edition”, o modelo continuará a ser evoluído através da competição.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page