Três pedais: este 599 GTB termina capítulo
- Pedro Junceiro

- há 2 dias
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Produzida em 2012 para um cliente japonês, que comprou o automóvel ao importador de Hong Kong, China, esta unidade do 599 GTB tem a particularidade de ter encerrado uma era importante na história da Ferrari, já que foi o último carro com caixa manual a sair da fábrica de Maranello, Itália. A unidade será vendida pela leiloeira RM Sotheby’s, através de propostas fechadas, esperando-se que possa alcançar números recorde para esta categoria de desportivos.

Sem grande alarido, o 599 GTB com o número de chassis #187007 deixou a linha de montagem de Maranello em 2012, facto a não mereceu, à época, qualquer destaque por parte da Ferrari. Já o comprador tinha conhecimento da importância da unidade produzida de acordo com as especificações de Hong Kong, região chinesa que dispõe de estatuto especial e que recebeu dois exemplares carro, com volante à direita e caixa manual no caso da unidade nesta notícia.
Mas, nem tudo aconteceu sob manto de secretismos, já que a Ferrari, sem anunciá-lo publicamente, também tinha consciência da importância do momento, uma vez que esta unidade está assinada por Luca di Montezemolo, o diretor da marca em 2012. Essa inscrição encontra-se nas soleiras das portas e também há placa especial na zona de bagagens, atrás dos dois bancos dianteiros, com a frase “The final 599 GTB Manual” (o último 599 GTB manual, traduzindo quase literalmente).
Em matéria de especificações, o cliente não deixou nada ao acaso e escolheu materiais de primeira linha, como os acabamentos em “Canna di Fucile”, em couro castanho, e fibra de carbono, nomeadamente no painel de bordo, no volante, nos painéis das portas e nas soleiras das portas. Para proporcionar uma sensação de grande contraste no interior, os tapetes, o volante, os pilares dianteiros e a parte superior do painel de instrumentos têm revestimentos em couro carvão. Soma-se a Alcantara acolchoada no forro do tejadilho e na prateleira traseira.
Adicionalmente, este 599 GTB ainda dispõe do pacote opcional HGTE (Handling Gran Turismo Evoluzione), que reforça a capacidade dinâmica do Ferrari, por contar com suspensão específica e, rebaixada em quase 1,3 cm, com molas mais rígidas, além de barra estabilizadora traseira de maior diâmetro. Sistema de escape, jantes e caixa de velocidades com tempos de passagens mais rápidos – apenas 85 milissegundos, o que aproximando esta unidade do 599XX e do 599 GTO – também estão entre os extras montados na unidade.
Percurso documentado
Pouco depois de ter sido entregue em Hong Kong, o 599 GTB foi enviado para o cliente no Japão, onde o carro foi registado e utilizado nos anos seguintes, tendo participado numa das grandes reuniões da Ferrari no País do Sol Nascente, o Cavalcade International, em novembro de 2016. O percurso desta unidade encontra-se documentado de forma exaustiva, não faltando sequer o registo de um pequeno acidente em que esteve envolvido, também em 2016, e que obrigou à substituição do guarda-lamas dianteiro esquerdo, reparação feita em oficina oficial da marca em Yokohama.
Mais recentemente, em abril de 2025, o Ferrari foi importado para o Reino Unido, com o dono atual a submeter o carro a uma revisão completa na H.R. Owen South London, intervenção que também melhorar a sensação de alguns botões e comandos, os quais estavam já desgastados e, por isso, tinham um com toque “pegajoso”. De acordo com RM Sotheby’s, o odómetro marca só 6600 km percorridos, o que aumenta a capacidade de atração de automóvel que deverá suscitar interesse entre os colecionadores de carros da marca italiana.



























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