Tsunoda substitui Lawson na Red Bull
- Pedro Junceiro
- 27 de mar.
- 3 min de leitura
Yuki Tsunoda vai assumir o lugar de Liam Lawson na Red Bull já a partir do GP do Japão, próxima etapa do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Um mau arranque do piloto neo-zelandês, que ainda não marcou qualquer ponto em 2025, levaram a equipa a relegá-lo para a Racing Bulls, por troca direta com o japonês.

Bastaram dois Grandes Prémios na temporada de 2025 para a Red Bull decidir a substituição de Liam Lawson como piloto da formação. Após duas corridas, na Austrália e na China, nas quais Lawson esteve sempre distante de posições pontuáveis, a formação liderada por Christian Horner optou por trocar Lawson pelo japonês Yuki Tsunoda, que irá assim guiar um dos monolugares da Red Bull já a partir do GP do Japão, em Suzuka (6 de abril).
De acordo com um comunicado da equipa, atendendo à “posição única de ter quatro lugares na grelha de Fórmula 1”, contando aqui com as duplas da Red Bull Racing e da Racing Bulls, foi tomada a decisão de proceder a uma substituição de Lawson por Tsunoda, que passará a ser o novo companheiro de equipa de Max Verstappen.

"Tem sido difícil ver o Liam lutar com o RB21 nas duas primeiras corridas e, como resultado, tomámos coletivamente a decisão de fazer uma troca antecipada. Entrámos na época de 2025 com duas ambições – manter o Campeonato do Mundo de Pilotos e recuperar o título Mundial de Construtores e esta é uma decisão puramente desportiva”, afirmou o Diretor da equipa e responsável pela Red Bull Racing, Christian Horner.
“Reconhecemos que há muito trabalho a fazer com o RB21 e a experiência do Yuki será muito benéfica para ajudar a desenvolver o carro atual. Damos-lhe as boas-vindas à equipa e estamos ansiosos por vê-lo ao volante do RB21”, acrescentou Horner, lembrando ainda que “temos o dever de proteger e desenvolver o Liam e, em conjunto, verificamos que, após um início tão difícil, faz sentido agir rapidamente para que o Liam possa ganhar experiência, uma vez que continua a sua carreira na F1 com a Visa Cash App Racing Bulls, um ambiente e uma equipa que conhece muito bem".

Tsunoda no lugar desejado
Depois de ter obtido o seu melhor resultado em termos de Campeonato do Mundo de Pilotos no ano passado, no qual foi 12.º classificado, Tsunoda atinge aquele que é o seu lugar desejado como piloto na equipa principal da Red Bull na Fórmula 1.
O piloto japonês, de 24 anos, fez o seu percurso até à Fórmula 1 a partir do karting, passando pelo Campeonato de Fórmula 3 da FIA, pela Toyota Racing Series e depois pelo Campeonato de Fórmula 2 da FIA, onde conquistou três vitórias e sete pódios na época de 2020, terminando em terceiro lugar antes de dar o salto para a Fórmula 1 na época de 2021.

As últimas quatro temporadas foram passadas na segunda equipa da Red Bull (que foi mudando de denominação entre AlphaTauri, RB e Racing Bulls), tendo chegado a pilotar um dos carros da formação de Milton Keynes no teste de jovens pilotos em Abu Dhabi no final da temporada de 2024, acabando por ser preterido para o segundo lugar da equipa em favor de Lawson.
Este, por seu turno, regressa à “casa de partida”, juntando-se ao estreante franco-argelino Isack Hadjar, de 20 anos, na Racing Bulls.
Laurent Mekies, Diretor da Racing Bulls, confessou que todos na equipa estão “incrivelmente orgulhosos pelo Yuki ter conseguido a sua merecida mudança para a Oracle Red Bull Racing! O seu progresso no ano passado e mais recentemente desde o início de 2025 tem sido nada menos do que sensacional. Pessoalmente, e coletivamente, tem sido um imenso privilégio testemunhar esses progressos para todos nós em Faenza e em Milton Keynes”.
Quanto ao regresso de Lawson, de 23 anos, afirmou que todos estão preparados para “dar o melhor ambiente possível para que possa brilhar no nosso carro e expressar o talento que todos sabemos que ele tem. Ele integrou-se muito bem no ano passado e mal podemos esperar para nos desafiarmos e crescermos como equipa. Com Isack a ter começado bem connosco, sabemos que temos um alinhamento jovem e forte".
Comments