top of page
Logotipo | e-auto

União Europeia investe em baterias elétricas

Comissão Europeia anuncia investimento de mais de 850 milhões de euros em projetos de baterias elétricas para veículos.


ree

A Comissão Europeia anunciou hoje que irá ser feito um investimento de 852 milhões de euros, relativos ao Fundo para a Inovação, em seis projetos pioneiros para a produção de células de baterias para veículos elétricos. A notícia surge no seguimento de um projeto anunciado no final de 2024 com vista à subida do investimento e à aceleração do crescimento da indústria de fabrico de baterias na União Europeia.


Os investimentos agora anunciados estão alinhados com a estratégia e plano de ação definidos para o setor automóvel, mantendo o foco na sua descarbonização ao mesmo tempo que se promove a competitividade industrial e criação de empregos, pode ler-se no comunicado oficial da Comissão Europeia.



Os projetos alvo de investimento promovem igualmente práticas de produção e tecnologias pioneiras com vista a máxima sustentabilidade das técnicas e processos envolvidos. Os seis projetos são “investimentos estratégicos” que visam “suportar uma transição da Europa para uma plataforma industrial limpa, competitiva e resiliente”, permitindo ainda reduzir a dependência das importações.


Os seis projetos – ACCEPT, AGATHE, CF3_at_Scale, NOVO One, WGF2G e 46inEU – estão localizados em França, Alemanha, Polónia e Suécia e deverão começar a operar já em 2030.


ree

Segundo as projeções avançadas pela EU, os projetos contribuirão, nos primeiros dez anos de atividade, para uma redução da emissão de gases com efeito de estufa equivalente a 91 milhões de toneladas de dióxido de carbono. Quando estiverem plenamente operacionais, os seis projetos terão uma capacidade de produção combinada anual de 56 GWh.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page