A Touring Superleggera revelou o Veloce12, desportivo que, na prática, é uma renovação integral do Ferrari 550 Maranello. Serão fabricadas só 30 unidades, cada uma por 690.000 €, não contabilizando o investimento na compra do automóvel a transformar, se o cliente interessado no programa não for propriedade de unidade do modelo!
Criado com o intuito de trazer um dos GT mais importantes da Ferrari para a modernidade, o Veloce12 é o mais recente projeto da Touring Superleggera, companhia dedicada à transformação automóvel com quase 100 anos de existência.
Apontando a uma faixa de clientes que valoriza bastante a exclusividade, o Veloce12 é inspirado pelos modelos icónicos da Touring Supeleggera, mas sem descaracterizar o modelo original, o 550 Maranello lançado em 1996 como um GT de motor V12 dianteiro. A carroçaria foi concebida em fibra de carbono, o que ajuda a baixar o peso e incrementar a rigidez.
O desenho desta variante foi concebido por Matteo Gentile, diretor de Design da companhia, procurando captar os princípios da engenharia, elegância, velocidade e distinção. Muitas das alterações aplicadas foram efetuadas artesanalmente, incrementando o valor da exclusividade. Um dos detalhes que mais se destaca é o da iluminação, já que todos os grupos óticos foram modernizado com tecnologia LED.
Ode ao luxo
No interior, a companhia procurou combinar luxo e performance, naquilo que denomina de “santuário”. Os bancos em pele estão revestidos à mão com pormenores intrincados em praticamente todas as superfícies, enquanto os bancos ergonomicamente esculpidos estão pensados para proporcionarem apoio ideal para qualquer viagem.
A atenção ao pormenor é primordial, com controlos maquinados com precisão e acabamentos personalizados que acrescentam sofisticação.
Motor melhorado
No coração do Veloce12 está o motor V12 de 5,5 litros que, de base, debita 478 cv e 568 Nm. Porém, nesta variante, aplicaram-se diversas melhorias, como o sistema de refrigeração melhorado pela PWR e o escape de fluxo mais livre da Supersprint, o que permite extrair mais 25 cv, o que aumenta o rendimento máximo para 503 cv. Novidade é também a entrada de ar em fibra de carbono, que ajuda no incremento da potência.
O Veloce12 com caixa manual de 6 velocidades acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,4 s e tem uma velocidade máxima anunciada de 320 km/h. Cada motor é submetido a uma inspeção rigorosa e a uma reconstrução meticulosa.
Por outro lado, o Veloce12 possui um sistema de travagem Brembo de alto desempenho, com pinças de seis pistões em discos de 380 mm à frente e pinças de quatro pistões em discos de 380 mm atrás. As jantes personalizadas da Touring Superleggera reduzem a massa não suspensa, ao passo que o sistema de suspensão TracTive personalizado oferece um amortecimento ajustável, utilizando algoritmos avançados e uma válvula de ajuste dinâmico do amortecimento. O chassis reforçado aumenta a rigidez à torção, melhorando o comportamento e a estabilidade.
Produção limitada apenas a 30 exemplares, cada um com preço estimado de 690.000 €, a que se soma o investimento na compra do Ferrari 550 Maranello, se o cliente não for dono de unidade do desportivo da marca de Maranello.
A companhia aponta para uma produção limitada a 30 exemplares, cada um com um preço de 690.000 €, a que se junta o 550 Maranello, não estando o carro incluído naquele valor (o mesmo se aplicando com os impostos). O primeiro Veloce12 será produzido a partir do primeiro trimestre de 2025.
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