A Renault, em 2024, na comparação com 2023, registou crescimento de 1,8% nas vendas (globais...) de automóveis novos, considerando-se quer os ligeiros de passageiros, quer os comerciais, com um total de 1.577.351 unidades. Logo, a marcha da execução do programa “Renaulution” prossegue de forma positiva.

Na apresentação dos resultados das vendas em 2024, a Renault anunciou um crescimento de 1,8%, na comparação com 2023, tendo somado um total de 1.577.351 matrículas, destacando a contribuição crescente dos elétricos e dos híbridos para os números.
Na Europa, as vendas da marca do losango progrediram 3,3%, comparativamente a 2023, o que significa ritmo de crescimento quase duas vezes acima da média do mercado (1,7%)
Na Europa, a marca cresceu 3,3%, quase duas vezes mais do que o mercado (1,7%), vendendo 1.009.000 automóveis, registo que correspondeu a quota de 6,7%. Alguns mercados, nomeadamente o britânico (+21,4%) e o espanhol (+10,8%), foram fundamentais para este desempenho comercial muito positivo.
De acordo com a marca francesa, as vendas de automóveis híbridos aumentaram 30%, enquanto as de elétricos (aqui, combinando-se os ligeiros de passageiros e os comerciais ligeiros) progrediram 9%.

A modernização da gama, com oito produtos novos introduzidos em 2024 – Scenic E-Tech, Rafale, Symbioz, Master, Renault 5 E-Tech, Duster (nalguns mercados, o SUV da Dacia comercializa-se com o logotipo da da Renault), Kardian e Grand Koleos –, somando-se, ainda, a atualização do Captur, valeu à Renault a venda de mais 28.000 automóveis novos do que ano precedente.
O Sandero da Dacia, marca romena propriedade do Grupo Renault, foi o automóvel mais vendido na Europa em 2024, superando mesmo as 300.000 unidades entregues a clientes, e a marca do losango conseguiu posicionar o Clio em segundo tabela dos ligeiros de passageiros, progredindo dois lugares em relação a 2023, com um aumento nas vendas que atingiu os 7%. A companhia também destaca o muito bom arranque de carreira do elétrico 5 E-Tech.

“O progresso de 2024 foi muito impulsionado pelas escolhas de produtos e tecnologias realizadas no âmbito do plano ‘Renaulution’ e implementadas de forma muito consistente nos últimos quatro anos. A nossa ofensiva de produtos, baseada no melhor da tecnologia elétrica e híbrida, é um sucesso”, comentou Fabrice Cambolive, diretor-geral da marca.
Para o francês, “a marca atingiu o equilíbrio certo, entre clientes particulares e empresas, e veículos híbridos e elétricos. Desenvolveu, igualmente, um plano internacional sólido para prosseguir as suas ambições fora da Europa. Isto torna-nos ágeis e capazes de aproveitar as oportunidades, ao mesmo tempo que protegemos os preços e os valores residuais”.
Na Europa, as vendas de veículos comerciais ligeiros também registaram um aumento de 4,6%., igualmente na comparação com 2023. Nesta gama, destacaram-se dois modelos: Kangoo (+30,5%) e Trafic (+14,8%)
Ainda na Europa, a par do aumento das vendas de veículos de passageiros, as vendas de comerciais ligeiros também registaram um aumento de 4,6%, para 310.500 unidades (num total global de 403.000). Destaques para Kangoo (+30,5%) e Trafic (+14,8%), num ano de transição marcado pelo lançamento do Master.

Entre híbridos e elétricos
A oferta da Renault assenta, sobretudo, na gama de híbridos e elétricos. No total, existem sete produtos com a primeira tecnologia – Clio, Captur, Symbioz, Arkana, Austral, Espace e Rafale –, que "cobrem" os segmentos mais importantes na Europa, que representou 30% das vendas da marca do losango em 2024.
Quanto aos elétricos, somando os veículos de passageiros (5 E-Tech, Megane E-Tech, Scenic E-Tech e Kangoo) e comerciais ligeiros (Kangoo, Trafic e Master), a marca cresceu 9%, esperando-se que este aumente de forma exponencial este ano, graças à chegada de mais versões do 5 E-Tech e à estreia comercial 4 E-Tech. No caso do primeira, anuncia-se proposta com preço em torno dos 25.000 € (bateria com 40 kWh de capacidade).

Olhar fora da Europa
A Renault também reforçou a presença noutras regiões do globo, apoiando-se no lançamento dos dois primeiros automóveis inscritos no programa Renault International Game Plan, Kardian e Koleos, que foram responsáveis por aumento de 10% nas vendas no Brasil, 81% na Coreia do Sul e 7% em Marrocos. Em 2025, o Kocleos estrear-se-á noutros mercados e a marca promete SUV novo para competir no segmento C (compactos).
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