Tricampeão mundial ganha os primeiros dois grandes prémios no mapa do campeonato, facto que representa proeza inédita na carreira desportiva do neerlandês. Hoje, na corrida noturna de Jeddah, Arábia Saudita, repetiu-se a superioridade exibida em Sakhir, Bahrain, no arranque da temporada...
O livro da história da Fórmula 1, a cada grande prémio, ganha capítulo novo, tão expressivo é o domínio de Max Verstappen na categoria mais importante e mediática da competição automóvel. Hoje, em Jeddah, na Arábia Saudita, o neerlandês de 26 anos, pela primeira vez desde a estreia no Campeonato do Mundo, que remonta à Austrália-2015, num Toro Rosso, o tricampeão em título ganhou as duas primeiras corridas de uma temporada. Continuando assim, nesta época com número recorde de etapas (24), é bem possível que consiga melhorar o máximo de 2023 (19 triunfos em 22 rondas), o que parecia impossível, e consiga, muito facilmente, ganhar o tetracampeonato, igualando o número de títulos de Alain Prost e Sebastian Vettel.
Verstappen, na Arábia Saudita, não repetiu o Grand Slam realizado no Bahrain, onde somou “pole position”, volta mais rápida, liderança de início a fim e vitória na corrida, pois perdeu o comando deste grande prémio de forma momentânea (entre as voltas 7 e 13) para Lando Norris (McLaren-Mercedes), por antecipar a paragem obrigatória para troca de pneus, realizando-a na intervenção do Safety Car "imposta" pelo despiste de Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes), na curva 23 da volta 6, e também não teve possibilidade de responder ao “registo-canhão” de Charles Leclerc (Ferrari) na 50.ª das 50 voltas a Jeddah, no circuito de alta velocidade ao lado das águas do Mar Vermelho.
É a 9.ª vitória consecutiva de Max na Fórmula 1 – combinando estas 2 com as 7 que registou na ponta final do Mundial de 2023! – e a 56.ª da carreira. Nesta tabela, mais, apenas Lewis Hamilton (103) e Michael Schumacher (56)! No entanto, em Jeddah, Verstappen conseguiu outro registo digno de referência: 100.º pódio – é apenas o 7.º a consegui-lo e, repare-se nesta coincidência, o 7.º classificado noutra lista comandada por Hamilton (197).
Também para a Red Bull, corrida formidável! Pela 2.ª vez esta época, em 2 corridas, e 30.ª no Mundial de Fórmula 1, monolugares austríacos nas primeiras duas posições do pódio, com o 2.º lugar de Sergio Pérez. A escuderia bicampeã em título, com o êxito de Max, superou a Williams no quadro das equipas mais bem-sucedidas no campeonato, com 115 vitórias – mais, apenas Mercedes (125), McLaren (183) e Ferrari (243). Em Jeddah, Charles Leclerc 3.º classificado (31.º pódio do piloto na categoria, 1.º em 2024).
“Outro fim de semana incrível tanto para mim como para a equipa”, reconheceu o neerlandês antes de comemoração no pódio de Jeddah. No calendário do 75.º Mundial, segue-se o Grande Prémio da Austrália, em Melbourne, no dia 24. Em 2023, Alonso 3.º, Hamilton 2.º e... Verstappen 1.º.
Comments