Verstappen na “pole” no Abu Dhabi
- José Caetano

- há 1 dia
- 2 min de leitura
Max Verstappen, em Red Bull-Honda RBPT, sabe que não está dependente só de si para ganhar o quinto título mundial de pilotos consecutivo, mas o neerlandês está determinado a lutar até à bandeira de xadrez da última corrida do ano! Demonstra-o a “pole position” no decisivo Grande Prémio do Abu Dhabi, corrida a realizar este domingo, no Yas Marina, a partir das 13h00 em Portugal Continental…

O título de pilotos na Fórmula 1 decide-se este domingo, na 17.ª edição do Grande Prémio do Abu Dhabi… O britânico Lando Norris, da McLaren-Mercedes, encontra-se no comando do Mundial e depende só de si para ganhar este campeonato pela primeira vez e sagra-se, assim, no 35.º campeão da história da categoria-rainha do desporto automóvel – e o 11.º natural do Reino Unido –, pois precisa só de acabar a corrida com 58 voltas aos 5,281 km do Yas Marina no “top-3”, para não depender dos resultados de terceiros.
Lando Norris, no Mundial de 2025, soma mais 12 pontos do que Max Verstappen e 16 do que Oscar Piastri, encontrando-se, por isso, em vantagem no confronto com os rivais. Mas, no passado, no Yas Marina, registaram-se resultados inesperados… Em 2010, por exemplo, Sebastian Vettel (Red Bull) venceu Mark Webber (Red Bull), Fernando Alonso (Ferrari) e Lewis Hamilton (McLaren), e ganhou o título. Em 2014, Hamilton derrotou o companheiro na Mercedes, Nico Rosberg – dois anos depois, o alemão “vingou-se” do britânico, sagrou-se campeão e abandonou a Fórmula 1. E, por fim, em 2021, numa corrida com final polémico, Max campeão pela primeira vez, depois de ultrapassagem a Hamilton na última volta!
Independentemente de tudo o que acontecer na corrida de amanhã, uma certeza: Verstappen lutou pelo pentacampeonato! Max, na qualificação, assegurou a “pole position” para o grande prémio de amanhã. Para o piloto neerlandês, é a quinta no Yas Marina, a oitava em 2025 e a 48.ª na Fórmula 1. “Este resultado deixa-me feliz, muito feliz. É o máximo que posso fazer! Queremos ganhar o campeonato e temos de vencer esta corrida. Vamos ver o que acontece amanhã”, disse o tetracampeão em título.

Norris, após a qualificação, também estava contente. “O Max foi mais forte, tenho de dar-lhe os parabéns. Penso que não podia fazer melhor. Sinto-me dececionado por não estar na ‘pole’, mas satisfeito por dar tudo o que tinha. O objetivo é ganhar a corrida, mesmo sabendo que talvez chegue o momento em que tenha de pensar apenas no campeonato”, reconheceu Norris. “Espera-nos um dia muito excitante”, concluiu Piastri.

Na qualificação desta tarde, Lewis Hamilton, da Ferrari, foi eliminado pela terceira vez consecutiva no primeiro segmento da sessão – o britânico conseguiu apenas o 16.º tempo – e prepara-se para não somar pódios no Mundial pela primeira vez em 19 temporadas no Mundial. Dececionante, esta temporada de estreia na Scuderia!




























Comentários