Vision V: Cinema 4k em “lounge privado”
- Pedro Junceiro
- 22 de abr.
- 4 min de leitura
A Mercedes-Benz revelou a sua visão para uma carrinha de luxo para o transporte de passageiros, a Vision V, que tira partido de plataforma modular totalmente nova para redefinir o conceito de “lounge privado”. Este protótipo dará origem à Classe V, que deverá chegar ao mercado em 2026.

Com a introdução da plataforma modular e flexível VAN.EA (“Van Electric Architecture”), a Mercedes-Benz prepara uma abordagem nova aos seus veículos comerciais e derivados para o transporte de passageiros, com o Vision V a ser uma amostra do que está para vir em termos de comodidade e de tecnologia.
Posicionando-se num segmento mais elevado no que toca ao luxo e conveniência, o Vision V presta atenção especial à noção de “lounge privado”, combinando espaço interior bastante generoso com exclusividade elevada e uma experiência digital sem precedentes, de acordo com a Mercedes-Benz. Ao mesmo tempo, o visual exterior reflete a eficiência num “invólucro” desportivo, embora sem esquecer o legado de modelos anteriores da marca alemã.
O Vision V é o modelo de topo de uma gama que irá abranger, por outro lado, veículos de entrada mais acessíveis e práticos, para ir ao encontro das necessidades de todos os tipos de clientes e de funções.
“O Vision V é o início de uma nova era para a Mercedes-Benz Vans. Demonstra, no verdadeiro sentido da palavra, como trazemos o luxo para um habitáculo espaçoso e definimos um novo segmento. Com isso, estabelecemos padrões em termos de ‘design’, conforto e uma experiência de utilização envolvente, ao mesmo tempo que satisfazemos as mais elevadas exigências dos nossos clientes”, afirma Thomas Klein, diretor da Mercedes-Benz Vans.

Novo “design” evoluído
Concebido com foco na aerodinâmica, o Vision V destaca-se pela frente caracterizada pela grelha de radiador cromada reinterpretada, com as três grelhas horizontais de vidro iluminado. Quase 200 desses elementos luminosos de aspeto técnico rodeiam também a moldura cromada. Numa abertura pronunciada da carroçaria sob o capot, existem mais cerca de 190 pontos iluminados a enquadrarem os faróis laterais, que têm a forma icónica da estrela de três pontas da Mercedes.
Um “espetáculo” de luz recebe os passageiros sempre que estes se aproximam, culminando com a estrela da Mercedes iluminada no capot, este último com dois “powerdomes” pronunciados para um visual mais robusto. As grandes cavas das rodas acentuam essa ideia, sobretudo porque albergam jantes imponentes de 24 polegadas, também com detalhes iluminados. O grande óculo traseiro também tem 450 “lâminas” tridimensionais iluminadas que servem de farolins traseiros e luzes de travão.
“Lounge” tecnológico
O acesso ao interior é facultado pelo grande “portal” de abertura automática do lado direito e pelo estribo iluminado e retrátil, sendo o habitáculo marcado por uma “parede” de vidro inteligente e comutável que separa a área posterior – o tal “lounge privado” – da zona do condutor. Se desejado, o vidro pode ser alterado de transparente para opaco, completamente ou em secções.
O denominado “lounge privado” prima pelo espaço, utilizando materiais trabalhados misturados com elementos de “design” modernos e tecnológicos. Por exemplo, a pele “Nappa” branca cristalina e a seda branca contrastam com elementos decorativos de grandes dimensões em madeira. Surpreendendo o utilizador, há armários de exposição colocados no revestimento de madeira escura ao longo das paredes laterais, emoldurados por tiras de acabamento em alumínio polido. Proporcionam espaço para acessórios, como uma mala de mão, óculos de sol ou smartphone.
Um controlador de jogos para jogos de corrida e um dos 42 altifalantes do sistema de som “surround” com Dolby Atmos também estão integrados, sendo este sistema de áudio um dos pontos mais relevantes do Vision V. A consola central entre os dois bancos individuais também foi concebida como um armário de exposição: integra um painel tátil para operar o sistema de infoentretenimento, bem como uma mesa rebatível que também serve de mesa de xadrez. Esses bancos inspiram-se nos cadeirões de luxo com bases em alumínio polido, tendo um “design” futurista, permitindo ajuste elétrico para conforto de viagem superior, segundo a Mercedes. Há ainda iluminação ambiente com uma faixa de luz no tejadilho e uma lâmpada de tejadilho para criar um ambiente mais amistoso.
Cinema de primeira classe
Um dos destaques da zona traseira é o ecrã de cinema retrátil de 65 polegadas – com funções de ecrã dividido – situado sob o piso. Assim que os passageiros estão no interior e as portas são fechadas, o ecrã desliza a partir de uma consola concebida com madeira e pele “Nappa”. Com resolução 4K, o ecrã de cinema apresenta vídeos e jogos com enorme nitidez, sendo complementado pelo já referido sistema de som “surround” com Dolby Atmos composto por 42 altifalantes.
Sete projetores no forro do tejadilho e no chão expandem o campo de visão, transformando as janelas laterais em “ecrãs” adicionais para uma experiência digital de 360 graus. Os passageiros podem ainda desfrutar de funcionalidades como “karaoke”.

Os vidros das janelas podem ser ajustados para opacos e realçam o carácter exclusivo do veículo. O vidro pode mudar de transparente para vários níveis de opacidade desejados em milissegundos, gerando maior privacidade ou proteção solar ou para criar superfícies dinâmicas para conteúdos digitais. O vidro tem cristais líquidos minúsculos que se alinham através de tensão elétrica.
A área dianteira, do motorista, também conta com três ecrãs, de pilar a pilar, ao abrigo do conceito “Superscreen”, com informações distintas entre cada um e preferências individuais de ajustes.
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