Volkswagen e XPENG reforçam parceria
- João Isaac

- 16 de ago.
- 1 min de leitura
Fabricantes alemão e chinês já tinham colaboravam na conceção de arquiteturas para carros elétricos, mas estenderam a parceria aos motores de combustão interna e aos híbridos Plug-In.

Volkswagen e XPENG anunciaram a expansão da colaboração técnica iniciada em fevereiro de 2024, inicialmente “apenas” para o desenvolvimento de plataformas e “software” para automóveis elétricos. O acordo novo também abrange carros com motorizações híbridas Plug-In (PHEV) e só com mecânicas de combustão interna. De acordo com o anunciado pelas parceiras, todos os modelos serão fabricados e vendidos na China.
Como é regra em fases tão precoces destes processos, nem Volkswagen e XPENG não anunciaram quaisquer informações sobre os automóveis e as tecnologias. No entanto, as parceiras confirmaram que equipas dos dois construtores trabalharam na validação da arquitetura já desenvolvida para elétricos, de forma a estudarem o potencial de adaptação para base de automóveis com mecânicas de combustão e tecnologias PHEV.
Os primeiros contactos entre os fabricantes remontam a julho de 2023 e, em abril de 2024, poucos meses depois do arranque formal da colaboração, Volkswagen e XPENG assinaram acordo para a criação da China Electronic Architecture (CEA). O plano inicial era integrá-la na CMP que os alemães utilizam na China, mas a marca de Wolfsburg, Alemanha, também decidiu utilizá-la nos modelos assentes na MEB disponíveis no mercado chinês.











Comentários