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Autonomia do Volvo ES90: até 700 km

Atualizado: 27 de fev.

Com revelação agendada para o dia 5 de março, o ES90 de nova geração promete autonomia elétrica até 700 km entre carregamentos e beneficia ainda de arquitetura de 800 V para processos de recarga mais rápidos – até 300 km em apenas 10 minutos nos postos rápidos.



Sucessor do S90, o Volvo ES90 será desvendado a 5 de março, conhecendo-se já alguns atributos de relevo deste modelo 100% elétrico, que seguirá as pisadas do EX90 em termos de “design” e de foco na sustentabilidade.


Arquitetura elétrica de 800 V

 

Entre os pontos já conhecidos do ES90 estão a arquitetura elétrica de 800 V, que permite recargas mais rápidas da bateria, maior eficiência e desempenho geral otimizado, em comparação com a arquitetura de 400 V. Combinando isto com “software” e “hardware” de gestão da bateria completamente novos, o ES90 promete ir “mais longe” do que qualquer Volvo elétrico anterior.



De acordo com as primeiras informações, o ES90 terá autonomia de até 700 km, de acordo com o ciclo de testes WLTP, podendo adicionar 300 km de autonomia em apenas 10 minutos em estações de carregamento rápido, graças à potência admitida de 350 kW.

 

“A nossa tecnologia de 800 V marca mais uma atualização tecnológica significativa para os nossos clientes, à medida que avançamos para a eletrificação total”, afirma Anders Bell, Diretor de Engenharia e Tecnologia da marca sueca. “Torna os nossos automóveis elétricos ainda mais eficientes, ajuda-o a carregar o seu Volvo elétrico mais rapidamente e a ir mais longe com um único carregamento”, acrescenta.


Volvo ES90

Avanços importantes 

Para criar o novo sistema de 800 V, todos os componentes do sistema elétrico foram atualizados, incluindo as células da bateria, os motores elétricos e o inversor, bem como os sistemas climáticos e térmicos. A Volvo refere que o conceito de 800 V gera menos calor, permitindo recargas a 350 kW sem sobrecarregar o sistema elétrico.


O tempo de recarga de 10 a 80% foi reduzido para 20 minutos.

Componentes como os motores elétricos foram aligeirados de forma a melhorar a eficiência geral e as prestações do ES90. O novo “software” de gestão de bateria desenvolvido internamente também auxilia estes progressos: em comparação com outros automóveis elétricos da Volvo, o tempo de recarga de 10 a 80% foi reduzido para 20 minutos. Isto deve-se, em parte, à integração do “software” de carregamento adaptativo da Breathe Battery Technologies, empresa na qual a Volvo investiu no ano passado através do Volvo Cars Tech Fund, braço de capital de risco empresarial.


Volvo ES90

Pensar no ambiente 

No entanto, a tecnologia das baterias não é a única área em que o ES90 evoluiu, aplicando-se este conceito também na sustentabilidade. Por exemplo, o ES90 é anunciado com quantidade elevada de materiais reciclados e naturais que contribuem para reduzir as emissões de CO2 na produção: 29% de todo o alumínio e 18% de todo o aço utilizados no ES90 são reciclados, enquanto 16% provém de polímeros reciclados e materiais de base biológica. Os painéis de madeira no interior do ES90 são fabricados com madeira certificada pelo FSC.


O ES90 também terá o chamado passaporte de bateria, com base em tecnologia “blockchain”, conseguindo rastrear as matérias-primas. O passaporte indica a origem do lítio, do cobalto, do níquel e da grafite utilizados na bateria, destacando a pegada de CO2 do conjunto completo de baterias e outras informações relevantes.

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