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Volvo: EX90 (88.201 €) e XC90 (96.817 €)

Foto do escritor: José CaetanoJosé Caetano

A Volvo, após 2024 com recorde de vendas em Portugal “apoiado” pela introdução de automóveis novos, entra em 2025 com os lançamentos do EX90 (88.201 €) e do XC90 (96.817 €). O primeiro é elétrico, o segundo tem motorização híbrida Plug-In.



A Volvo, em 2024, em Portugal, matriculou 7005 automóveis, número que significa progresso de 36,7% na comparação com 2023, e este desempenho proporcionou-lhe, ainda, uma quota de mercado recorde de 3,34%. Edson Ishikawa, o diretor da subsidiária da marca na “órbita” do consórcio chinês Geely, destacou, também, o comportamento da empresa no domínio dos carros eletrificados, nomeadamente a terceira posição conquistada neste “ranking”. O EX30, o “best-seller” da marca a nível global e o terceiro carro elétrico mais vendido no nosso País, foi a “estrela da companhia”.

 

E a ambição da Volvo Car Portugal para 2025, sem surpresa, é de consolidação da estratégia de sucesso na origem da atratividade e competitividade do portefólio de produtos, de forma a cumprir o objetivo de mais crescimento. “Entramos em 2025 com a introdução de duas novidades no mercado, o EX90 e o XC90, e o anúncio da produção do EX30 Cross Country e do ES90, dois automóveis que apresentaremos em breve”, disse Edson Ishikawa.



O Volvo EX90 com 5,037 m de comprimento, 2,985 m entre eixos e interior com até sete lugares é apresentado como automóvel elétrico mais avançado na história da Volvo e tem tração traseira ou quatro rodas motrizes. No primeiro caso, motor com 279 cv/205 kW e 490 Nm alimentado por bateria com 104 kWh de capacidade, até 613 km de autonomia entre recargas –num ponto com 250 kW de potência, 10% a 80% em 0h30! –, 8,4 segundos de 0 a 100 km/h e 180 km/h de velocidade máxima. Nos outros dois SUV, duas máquinas e baterias com 111 kWh de capacidade. Para o segundo, a marca anuncia um rendimento máximo de 408 cv/300 kW e 770 Nm, 5,9 s e 180 km/h. Por fim, para o terceiro, o topo de gama Twin Motor Performance, 507 cv/380 kW e 910 Nm, 4,9 s e 180 km/h.



Este SUV, em Portugal, tem três níveis de equipamento (Core, Plus e Ultra) e conta com benefícios fiscais e paga apenas Classe 1 nas portagens das autoestradas, se dispuser de Via Verde. O EX90, para os clientes particulares, é proposto por preços desde 88.201 € (Core), 92,690 € (Plus) e 104.744 € (Ultra). Pelos EX90 Twin Motor, a Volvo pede mais 5966 € e, pelos Twin Motor Performance, mais 11.070 €. Porém, o mercado “premium” em que este Volvo concorre dependente muitíssimo mais dos clientes empresariais, o que permite à marca prometer preços a partir de 62.500 € (mais IVA).



O XC90 apresenta-se como atualização da segunda geração do SUV “arrumado” jo topo da gama da Volvo e é proposto somente com a motorização híbrida Plug-In T8 Recharge, com mecânica de 4 cilindros 2.0 Turbo a gasolina apoiado por máquina elétrica (alimenta-a bateria de iões de lítio com 18,8 kWh de capacidade). A marca reivindica 455 cv/335 kW, 709 Nm, 0-100 km/h em 5,4 segundos e, mais relevante, até 71 km de autonomia no modo de condução EV – sem mecânica de combustão em ação e, por isso, com zero emissões de CO2. Cumprindo-a, e de acordo com o protocolo europeu de homologação WLTP, consumo médio de 1,3 l/100 km.

 

O XC90 T8 Recharge tem, também, três níveis de equipamento: Core, Plus e Ultra. Preços: respetivamente, 96,817 €, 99.892 € e 104.443 €. Como o EX90, o XC90, se contar com Via Verde, paga Classe 1 nas portagens das autoestradas.

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