Volvo já produz EX30 na Europa
- João Isaac
- 27 de abr.
- 2 min de leitura
Unidade de Gent, Bélgica iniciou a produção em série do Sport Utility Vehicle (SUV) compacto elétrico para o mercado europeu. Até aqui, o automóvel fabricava-se só na China.

A Volvo deu início à produção do elétrico EX30 na sua fábrica de Gent, na Bélgica, instalações que são agora responsáveis por abastecer os mercados europeus, complementando a produção que era até agora exclusivamente realizada na China.
A unidade de fabrico belga irá igualmente produzir a nova variante Cross Country ainda este ano. Este reforço de produção permitirá, avança a Volvo, criar 350 novos postos de trabalho, sendo expectável que o volume de produção anual também cresça. Em 2024, foram produzidos mais de 186.000 automóveis na fábrica da Volvo na Bélgica, como por exemplo, os novos EX40 e EC40.
“O EX30 é um modelo crucial para nós"
“O EX30 é um modelo crucial para nós, à medida que continuamos a reforçar a nossa posição no mercado europeu de veículos elétricos premium”, afirmou Francesca Gamboni, Diretora de Produção e Cadeia de Abastecimento da Volvo Cars. “Investir na produção europeia do EX30 em Gent está em perfeita sintonia com a nossa estratégia de longa data de fabricar os nossos automóveis onde mais vendem. A nossa presença global flexível contribui para a nossa resiliência, permitindo-nos ajustar os nossos planos de produção com agilidade.”
Uma vez que, até ao momento, só eram ali produzidos veículos construídos sobre as plataformas CMA e SPA, a fábrica foi alvo de uma grande intervenção que levou, por exemplo, à substituição de cerca de 600 robots, permitindo agora produzir o EX30, modelo que recorre à plataforma SEA da Geely. As mudanças incluíram também a expansão da fábrica de baterias e uma nova linha de produção de portas.
Stefan Fesser, Diretor da fábrica de Gent, disse: “Na sequência da decisão tomada no outono de 2023 de transferir a produção do EX30 para Gent, conseguimos industrializar o novo modelo em tempo recorde. Graças ao empenho e colaboração de toda a equipa, reduzimos o tempo de industrialização para metade. Hoje, estamos extremamente orgulhosos de dar as boas-vindas ao EX30 e demonstrar que a nova tecnologia e inovação nos permitem reagir com mais flexibilidade às exigências do mercado.”

O investimento de cerca de 200 milhões de euros na renovação da fábrica com vista ao arranque da produção do EX30 provou ser uma excelente opção, antecipando a entrada em vigor das tarifas aplicadas sobre os veículos produzidos na China. Existem já rumores de que o maior EX90 seguirá o mesmo caminho do EX30.
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