Volvo: um milhão de híbridos Plug-In
- João Isaac
- 4 de out.
- 2 min de leitura
Motorizações com tecnologia PHEV são cada vez mais importantes para o sucesso da estratégia de eletrificação da marca sueca.

A Volvo, em setembro, comemorou marco importante, por representar sucesso no desenvolvimento da estratégia de eletrificação. O fabricante sueco propriedade do consórcio chinês Geely já tem um milhão de automóveis equipados com tecnologia híbrida Plug-In (PHEV) nas estradas.
Uma vez que a aceitação dos carros 100% elétricos está a ser mais demorada/lenta do que antecipado, problema que não é exclusivo da Volvo (e o compacto EX30 até regista boa aceitação comercial), os híbridos com sistemas de recarga externa das baterias, cada vez mais, tornaram-se determinantes para o sucesso da estratégia de eletrificação da gama.

Considerando os números do primeiro semestre de 2025, os PHEV representaram 23% das vendas totais da Volvo. A dimensão do crescimento percebe-se no frente a frente entre 2019 e 2024, com aumento de 46.000 unidades/ano para 177.000. Os automóveis mais bem-sucedidos são, sem surpresa, os Sport Utility Vehicles (SUV) XC60 e XC90.
"A Volvo está comprometida com um futuro 100% elétrico e chegaremos lá no ritmo certo para os nossos clientes. Os nossos híbridos Plug-In representam uma ‘ponte’ crucial para esse futuro, por assumirem a forma de alternativa para quem ainda não está preparado para a compra de automóvel sem mecânica de combustão interna", diz Erik Severinson, diretor comercial da marca.
Em comunicado, a marca recorda que o XC60 foi mesmo o PHEV mais vendido na Europa em 2024. No mesmo documento, outro facto interessante: suportando-se em informação recolhida internamente, a Volvo garante que os clientes aproveitam mesmo a possibilidade de conduzirem os híbridos Plug-In de forma 100% elétrica, sobretudo em ambientes urbanos: em média, movem-se com a mecânica térmica desligada durante 50% do tempo de condução.
Comentários