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VW T-Roc R (333 cv) em 2027

A Volkswagen, por estes dias, tem parte do “estado-maior” em Portugal, na estreia (dinâmica) da segunda geração do T-Roc, Sport Utility Vehicle (SUV) compacto que a marca alemã produz, exclusivamente, no nosso País, na Autoeuropa de Palmela. Entre as novidades anunciadas durante a apresentação, versão desportiva R, com motor 2.0 TSI de 333 cv, em 2027! No imediato, na gama, dois 1.5 eTSI, com 116 cv e 150 cv, e preços a partir de 33.444 €.


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O T-Roc é automóvel importantíssimo para a Volkswagen na Europa. O Sport Utility Vehicle (SUV) introduzido em 2017 e modernizado em 2021 é o carro mais vendido da marca alemã no continente, estatuto que mantém mesmo em fim de carreira, e tem geração nova, a segunda, na rampa de lançamento.

 

A Volkswagem, pouco surpreendentemente, considerando a produção do carro só na Autoeuropa de Palmela, escolheu para Portugal para a apresentação dinâmica da segunda geração do SUV, ação com “epicentro” na região de Lisboa (Cascais) e que coincide com ações semelhantes de Peugeot e Renault, a primeira com o 308, modelo que beneficiou de atualização, a segunda para apresentar a sexta geração do Clio.


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No percurso de teste do programa da Volkswagen, paragem da fábrica que produz o SUV compacto em exclusivo: a Autoeuropa de Palmela. Num programa que tem a participação de mais de 600 jornalistas, a marca alemã anunciou, igualmente, o futuro de automóvel que representou mais de 200.000 vendas em 2024. No plano, dois motores com tecnologia híbrida de 48 V na primeira fase da carreira, que está em curso e prevê entregas a clientes a partir de janeiro de 2026 – 1.5 eTSi com 116 cv e 150 cv –, duas mecânicas híbridas (HEV) durante o próximo ano – 1.5 TSI com 136 cv e 170 cv – e versão desportiva R em 2027, também com sistema MHEV.

 

No topo de gama apresentado ainda “camuflado”, uma vez que está ainda em fase de desenvolvimento, variante eletrificada (MHEV) da mecânica 2.0 TSI, com 333 cv e 420 Nm, caixa automática de embraiagem dupla e 7 velocidades (DGS) e, ainda, tração integral (4Motion). Antecipa-se, assim, SUV compacto com “performances” desportivas. A Volkswagen, para a versão homónima do Golf, carro que conta com a mesma base do T-Roc, a plataforma MQB Evo, reivindica 4,6 s no arranque 0-100 km/h e 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).


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A gama no arranque da carreira comercial. 

O Volkswagen T-Roc novo tem quatro níveis de equipamento (Trend, Life, Style e R-Line) e, em Portugal, encontra-se disponível a partir de 33.444 €, com o 1.5 eTSI de 116 cv, ou 39.151 €, com o 1.5 eTSI de 150 cv – nos dois casos, como equipamento de série, caixa automática de 7 velocidades, de embraiagem dupla (DSG).

 

Comparativamente, a versão que “sai de cena”, com motor 1.0 TSI e caixa manual de 6 velocidades, custava menos 1101 €, apresentando-se com o mesmo nível de equipamento (Trend). Regista-se, todavia, aumento na capacidade da mecânica, o que tem impacto negativo no Imposto Sobre Veículos (ISV), mesmo diminuindo-se as emissões de CO2, de 131 g/km para 125, e a mudança do tipo de transmissão – e os sistemas automáticos são mais caros do que os manuais.

 

O nível Trend está disponível apenas em combinação com o motor menos potente e o R-Line só com a variante de 150 cv do 1.5 eTSI – em Portugal, a versão de topo é proposta por 44.117 €.

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