top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Williams excluídos da qualificação

Albon e Sainz, devido a irregularidade técnica nos dois FW47, desqualificados em Singapura, mas têm participações confirmadas no grande prémio deste domingo, que tem início marcado para as 13h00 de Portugal Continental. Arrancam do final da grelha de partida. O primeiro era 12.º e o segundo 13.º.


ree

A Williams-Mercedes, após fim de semana memorável na ronda que antecedeu a passagem da Fórmula 1 por Singapura, com a terceira posição de Carlos Sainz no Azerbaijão, viveu dia difícil no Marina Bay, o circuito da cidade-estado no sudeste asiático. Os dois FW47, depois da sessão de qualificação para o grande prémio de domingo (62 voltas a partir das 13h00 de Portugal Continental, menos 7h00 do que em Singapura), foram “eliminados” da sessão, ambas por irregularidade técnica – detetou-a Jo Bauer, delegado técnico da FIA, na inspeção no parque fechado.

 

A violação dos regulamentos encontrava-se nas asas traseiras, nos sistemas DRS.

“Na inspeção cumprida depois da qualificação, verificou-se que não estavam em conformidade com o regulamento técnico. As posições ajustáveis dos elementos superiores excediam o limite máximo de 85 mm nos dois lados exteriores da asa”, lê-se no relatório da FIA.



A Williams-Mercedes argumentou que a medição realizada antes da qualificação estava dentro das margens de tolerância admitidas, mas a equipa decidiu aceitar e não contestar a decisão da FIA, que aplicou a penalização prevista neste tipo de infrações e desqualificou os dois monolugares, ação que não impede, no entanto, a participação na corrida. Este ano, no Mónaco, pelas mesmas razões, aconteceu o mesmo com os Haas-Ferrari.


ree

 

Em comunicado, James Vowles, o diretor da equipa, manifestou-se desapontado com o sucedido, prometeu revisão dos procedimentos internos de inspeção aos monolugares e garantiu que não procurou ganhar qualquer tipo de vantagem em termos de desempenho. “Isto é extremamente dececionante. Vamos investigar o sucedido para que não volte a acontecer. Temos carro capaz de marcar pontos aqui e faremos tudo o que for possível para consegui-lo», disse.



E, assim, Alexander Albon e Carlos Sainz, depois de se qualificarem em 11.º e 12.º, respetivamente, recuam para o fim da grelha da partida, com o primeiro a arrancar de 19.º e o segundo de 20.º. Recorde-se que George Russell (Mercedes), conquistou a “pole position” para esta 16.ª edição do Grande Prémio de Singapura, ronda 18 do Mundial de 2025, com um “tempo-canhão” no Marina Bay, circuito citadino com 4,927 km e 19 curvas: 1.29,158 m!

 

Nas primeiras 15 edições desta corrida, a primeira posição na grelha de partida valeu 10 vitórias, incluindo em 2024, com Lando Norris, em McLaren-Mercedes.


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page