ADAC aprova bateria do VW ID.3
- João Isaac

- 16 de jul.
- 2 min de leitura
Compacto elétrico da marca alemã à prova num teste de longa duração, de 160.000 quilómetros. No final, bateria mantinha 91% da capacidade original.

A ADAC realizou um teste de longa duração a um Volkswagen ID.3 Pro S e comprovou a boa longevidade da bateria, tendo chegado à conclusão que esta manteve, após 160.000 quilómetros de teste, 91% da sua capacidade útil. Esta foi a primeira vez que a ADAC realizou um teste deste género num modelo da família ID da Volkswagen.
De forma a ser rapidamente atingida a extensa quilometragem definida como objetivo para o teste, o ID.3 foi submetido a vários carregamentos rápidos, os quais representaram, no total, cerca de 40% das sessões de carregamento. Para introduzir mais exigência no teste, e contrariamente ao que é aconselhável, o ID.3 foi propositadamente deixado nos postos de carregamento, por vezes, durante vários dias, com o nível de carga nos 100%.

Atualizações são essenciais
Uma das conclusões a que os engenheiros da ADAC chegaram é que é muito importante manter o software do automóvel em dia, pelo que todas as atualizações disponibilizadas pelo fabricante devem ser instaladas. Ao longo do teste, o ID.3 foi alvo de diversas atualizações, incluindo, por exemplo, funcionalidades como o planeador de rotas e de paragens para carregamento para ser utilizado nas viagens mais longas, bem como o aumento da potência de carregamento para 170 kW.
De acordo com o comunicado oficial, as atualizações também tiveram um efeito positivo sobre o consumo de energia e, consequentemente, na autonomia disponibilizada. O novo software instalado permitiu ao ID.3 melhorar a sua eficiência nos trajetos mais curtos e também ao conduzir-se sob temperaturas particularmente baixas, entre os 0ºC e os 5ºC. A ADAC destacou ainda o bom estado de conservação do chassis apesar do peso elevado do ID.3, nomeadamente os eixos e elementos da suspensão e direção.







Comentários