Ao volante do primeiro Nissan Micra elétrico
- Pedro Junceiro
- há 22 horas
- 4 min de leitura
Atualizado: há 19 horas
No segmento B da Nissan, mantém-se apenas o nome: o Micra está de volta ao mercado europeu, mas apresenta-se totalmente renovado e, por isso, preparado para a era elétrica. Aproveitando as sinergias disponíveis em Aliança que também integra Renault e Mitsubishi, a marca nipónica desenvolveu Micra mais moderno na imagem e na tecnologia. Primeira experiência ao volante, em Roterdão, Países Baixos. Estreia nacional prometida para breve.

Denominação bastante icónica e com mais de 40 anos de história, por designar cinco gerações de automóveis, o Micra está de regresso ao ativo, mas agora só com motorização elétrica. A Nissan baseou-o no Renault 5 E-Tech 100% Elétrico, relação de proximidade mais evidente por dentro do que por fora, já que o exterior foi alvo de reinterpretação muito bem-sucedida do desenho que distingue o segmento B da marca francesa.
Inspirando na terceira geração (K12) do subcompacto, apresentada em 2002, o Micra novo sobressai pelos grupos óticos arredondados e divididos tanto à frente, como atrás. Incluem tecnologia LED nas duas extremidades e, abaixo das janelas laterais, encontra-se outro elemento característico recuperado do automóvel de há mais duas décadas – a guia horizontal que une os faróis aos puxadores das portas posteriores.
Ainda que a base seja a mesma das gerações novas dos Renault 5 e 4, isto é, a plataforma AmprR Small, todo o trabalho de diferenciação realizado pela Nissan resultou na partilha de apenas dois elementos exteriores com o 5 E-Tech 100% elétrico: o tejadilho e os vidros. De resto, tudo diferente… no exterior. E, para sublinhar a robustez do Micra, as jantes têm 18'' e três desenhos: Active, Iconic e Sport. Somam-se as proteções das rodas em preto brilhante. A Nissan propõe 14 combinações de cores para a carroçaria e o tejadilho (prata ou preto).
Nas dimensões, também não existem surpresas, com 3,974 m de comprimento e 2,541 m entre eixos, o Micra posiciona-se no “coração” do segmento B (utilitários).
Interior moderno
Por dentro, o Micra não é muito diferente do 5 E-Tech 100% Elétrico quer na construção, quer no desenho, pelo que podemos contar com a mesma apresentação tecnológica e visual do Renault (torna-se difícil fugir à comparação com o carro da marca do losango…).
Um dos aspetos mais relevantes prende-se com o nível elevado de qualidade do interior (montagem e materiais), destacando-se os revestimentos muito cuidados na área superior do habitáculo, sobretudo no painel de bordo. A Nissan propõe três ambientes. A exemplo do que acontece no Renault, o espaço a bordo é limitado, principalmente nos bancos traseiros, enquanto a mala com 326 litros de capacidade mais do que serve os propósitos de modelo pensado, preferencialmente, para deslocações urbanas.
Tanto o painel de instrumentos o sistema multimédia têm monitores com 10,1'' (o segundo conta com comandos táteis). Encontram-se posicionados lado a lado no painel de bordo e admitem personalização dos conteúdos apresentados. E o segundo conta com outro ponto fortes do Micra novo: o "software" baseia-se na tecnologia Google Automotive, sistema que garante acesso a todo o manancial de aplicações da Google, como a navegação Maps ou o assistente virtual por voz.
Juntam-se-lhes mais de 70 aplicações disponíveis para "download" numa loja virtual (Play), incluindo YouTube Music ou Waze, entre outras. Também estão asseguradas atualizações “over-the-air”, assim como todas as funcionalidades integradas na NissanConnect, "app" para "smartphones". Para quem privilegia a qualidade sonora, a Nissan propõe sistema Harman Kardon com nove altifalantes e cinco “cenários” de áudio, equipamento proposto de série apenas na versão mais equipada. O sistema também permite a integração sem fios das tecnologias Android Auto e Apple CarPlay.

Entre os dois bancos dianteiros, na zona de arrumação, encontra-se item que diferencia este Micra do 5: representação gráfica do Monte Fuji a evocar a origem japonesa da Nissan. O volante integra patilhas para seleção da intensidade da regeneração de energia durante as fases de desaceleração e travagem, sistema que a Renault adotou no 4 E-Tech 100% Elétrico introduzido no mercado em meados do ano.
Versão de 150 cv em foco
Para o Micra novo, duas combinações de motor/bateria, ambas conhecidas no 5 E-Tech 100% Elétrico. A versão de entrada, que está disponível apenas por encomenda, alia motor elétrico com 120 cv e 225 Nm a bateria com 40 kWh de capacidade, o que permite declarar até 308 km de autonomia. Assim, no nosso mercado, privilégio ao motor com 150 cv e 245 Nm alimentado por bateria com 52 kWh de capacidade, o que permita à Nissan reivindicar até 410 km de condução entre recargas.
A versão mais potente é, também, a mais rápida no arranque 0-100 km/h, exercício que cumpre em 8,0 s, e a que admite potência de carregamento maior (encontrando-se posto com 100 kW, recupera-se o nível de carga de 15% para 80% em 0h30). De série, bomba de calor, carregador de bordo de 11 kW e função V2L (“Vehicle-to-Load”) para a alimentação de equipamentos elétricos externos.
Em Roterdão, nos Países Baixos, recolhemos impressões muito positivas do Micra mais potente, que exibiu sempre respostas mais do que agradáveis numa utilização em cidade e fora dela, sobretudo nos modos de condução Comfort e Sport (selecionam-se no volante). O chassis evoluído (suspensão traseira independente, arquitetura pouco comum em carro do segmento B) contribui para uma experiência de condução refinada e, simultaneamente, divertida, com o Nissan a beneficiar do baixo centro de gravidade e da direção informativa. Neste primeiro contacto, sempre em estradas planas e na companhia da chuva, obtivemos valores médios de consumo muito positivos (13,8 a 14 kWh/100 km), e sem ativar o modo Eco, o mais eficiente.

Os preços do Micra novo conhecer-se-ão proximamente, mas o importador da Nissan promete posicionar o subcompacto elétrico ao nível da concorrência direta (leia-se Renault 5 E-Tech 100% Elétrico). Os níveis de equipamento também não estão confirmadas, mas antecipamos três: Engage (base), Advance (intermédio) e Evolve (topo).
Estas imagens não enganam! O Nissan Micra novo tem a mesma arquitetura técnica do Renault 5 E-Tech 100% Elétrico.
Em jeito de conclusão, a primeira impressão é de que o Micra novo representa um passo em frente para a Nissan, sobretudo comparando-o com o antecessor, na agradabilidade da condução, no refinamento e na tecnologia, e aposta na estética e no valor da imagem para poder conquistar um lugar de relevo entre os utilitários elétricos à venda cá dentro e lá fora.






























