top of page
Logotipo | e-auto

Aston Martin DB12 S sobe o nível

A Aston Martin apresentou o DB12 S, posicionando-o como variante de topo da gama DS, com potência acrescida para os 700 cv e diversas melhorias técnicas que lhe permitem oferecer maior agilidade sem comprometer o conforto e o refinamento.


ree

Nova variante de topo na gama DB, o DB12 S foi apresentado pela Aston Martin com o intuito de oferecer maior emoção ao condutor através de uma série de melhorias técnicas, entre o aumento da potência e a redução do peso do veículo. A intenção da marca britânica passou por criar uma versão ainda mais desportiva e exclusiva, com o DB12 S a juntar-se aos DBX S e Vantage S enquanto variantes de topo nas respetivas gamas.

 

Recorde-se que a letra “S” tem sido sinónimo das edições mais desportivas dos Aston Martin, numa tradição que teve início em 1953 com o DB3S.


 

No “coração” deste modelo novo está uma evolução do motor V8 biturbo de 4.0 litros, agora com potência elevada para os 700 cv (mais 20 Nm) e binário máximo de 800 Nm, disponível entre as 3.000 e as 6.000 rpm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se agora em 3,5 segundos no Coupé e 3,6 segundos no Volante (menos 0,1 s do que antes, em ambos os casos), graças também a alterações na calibração do sistema de transmissão, que não só reduzem os tempos de passagem de caixa em mais de 50%, como também otimizam o sistema “Launch Control”. A velocidade máxima é de 325 km/h.

 

Os engenheiros da Aston Martin também afinaram a calibração do pedal do acelerador, dotando o DB12 S de sensação mais progressiva, por ação de mapa de aceleração renovado “drive-by-wire”, específico para o S.


ree

Mais intenso e mais leve 

O DB12 S beneficia também de novo sistema de escape desportivo em aço inoxidável com quatro saídas, ajustado para acentuar as frequências do motor em toda a gama de rotações, para maior profundidade e potência. A marca de Gaydon disponibiliza ainda um escape opcional em titânio que incrementa ainda mais a sonoridade, elevando o nível sonoro em 1,5 dB, ao mesmo tempo que reduz o peso em 11,7 kg em comparação com o sistema em aço inoxidável.


O modelo tira partido também de uma série de melhorias no chassis, com vista à melhoria da agilidade e da ligação ao condutor. Uma das novidades está relacionada com mudanças no “software” dos amortecedores Bilstein DTX para melhorar os efeitos de rolamento e de afundamento da carroçaria, em conjunto com barra estabilizadora traseira mais fígida e com geometria da suspensão diferenciada. Em adição, a Aston Martin também “mexeu” na direção e no diferencial traseiro eletrónico (E-diff), dando ao condutor a possibilidade de usar mais acelerador em curva.


ree

Mas um dos maiores destaques apontados pela marca britânica são os travões de série com discos em carbocerâmica (CCB), com maior resistência à fadiga, além de reduzir também o peso suspenso. Os discos medem 420 mm de diâmetro na dianteira e 360 mm na traseira, reduzindo o peso total em 27 kg. Outras alterações no “software” permitem melhorar a estabilidade em curva por intermédio do sistema de controlo de travagem (CBC).

 

Este sistema permite ao condutor travar mais tarde e com maior estabilidade, com o sistema de controlo de escorregamento pela travagem a proporcionar vetorização do binário no eixo traseiro para garantir maior previsibilidade e precisão consistente.


ree

“Look” agressivo 

No lado estético, o DB12 S diferencia-se por atributos pensados para melhorar não só o aspeto, como também o desempenho, como o “splitter” dianteiro duplo ou as tomadas de ar no capot, estas últimas com acabamento opcional em preto brilhante ou fibra de carbono, ajudando a extrair o ar quente do motor V8.

 

Nas laterais, o Aston Martin passa a ter elementos em preto brilhante na zona inferior da carroçaria, envergando ainda a letra “S” evocativa desta variante de topo: criada à mão, o símbolo forjado pode ser equipado em configuração clara ou em cromado escurecido. A mesma letra pode ser encontrada na secção traseira, embora aqui o modelo desportivo da marca sobressaia pelo “spoiler” fixo novo em carbono e pelo difusor inferior, igualmente novidade, ajudando a “colar” o DS12 S ao asfalto.


ree

Já o interior apresenta também elementos que vincam a sua posição na gama DB, como o acabamento anodizado vermelho no controlador rotativo dos modos de condução, mantendo-se a utilização em grande número de materiais como a fibra de carbono.


Entre as opções estão o volante desportivo aquecido em Alcantara e as icónicas asas da Aston Martin aplicadas nos encostos de cabeça dos bancos através de uma técnica nova que combina alto e baixo relevo com elevada precisão gráfica. Também de série, os bancos Sport Plus com ajuste elétrico de 16 vias, havendo opção de bancos em fibra de carbono, mais dinâmicos.

 

A marca indica que o DB12 S está já disponível para encomenda em versões Coupé e Volante, com as primeiras entregas previstas para o primeiro trimestre de 2026.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page