A Aston Martin THOR Team revelou oficialmente o Valkyrie e as equipas de pilotos para a sua participação nos dois principais campeonatos de resistência, o Mundial de Endurance (WEC) e o IMSA WeatherTech SportsCar. O objetivo principal é ambicioso: obter o triunfo à geral nas 24 Horas de Le Mans já em 2025 (14 e 15 de junho).
Sendo o único carro derivado de uma versão de competição, o Valkyrie Hypercar foi apresentado oficialmente pela Aston Martin, preparando-se para participar ao mais alto nível dos campeonatos de resistência mais importantes do mundo, o Mundial de Endurance da FIA (WEC) e o IMSA WeatherTech SportsCar, dos EUA.
A estreia oficial do Valkyrie Hypercar está prevista para os 1812 km do Catar
A estreia oficial do Valkyrie Hypercar está prevista para os 1812 km do Catar, prova inaugural do Mundial de Endurance de 2025, mas o programa da formação prevê a participação em todas as provas dos dois campeonatos, por via dos esforços da formação The Heart of Racing (daí o acrónimo THOR), que irá continuar a desenvolver o carro sob a supervisão do diretor de equipa, Ian James, que define este momento como “um ponto alto” da sua carreira.

Inscritos dois carros para o WEC (obrigatoriamente), o Valkyrie #007 terá dois britânicos, com Harry Tincknell acompanhado por Tom Gamble, ao passo que o #009 terá Marco Sorensen e Alex Riberas nas tarefas de condução. Já no IMSA a equipa terá apenas um carro inscrito, o qual será pilotado por Ross Gunn e Roman De Angelis, sendo que estes dois pilotos também serão incluídos na formação para as 24 Horas de Le Mans – Gunn para o #007 e De Angelis para o #009.
“Este é um momento de orgulho para a Aston Martin"
“Este é um momento de orgulho para a Aston Martin. Regressar à luta pelo triunfo à geral nas 24 Horas de Le Mans está no cerne dos nossos valores e assinala um marco fundamental no nosso património de corridas de automóveis. Sendo o único Hypercar nascido na estrada a desafiar o topo das corridas de automóveis desportivos, tanto no WEC como no IMSA, o Valkyrie é a personificação do nosso duradouro espírito desportivo, que define a marca há mais de um século”, afirma Adrian Hallmark, Diretor Executivo da Aston Martin Lagonda.

Da estrada para a pista
O Vakyrie de competição tem a particularidade de ser o único dos carros de categoria principal a ser derivado diretamente de um modelo de produção – embora também seja um modelo de produção limitada e muito exclusivo. Ainda assim, Adam Carter, diretor do programa de resistência da Aston Martin, considera que o Valkyrie promove uma “fusão extraordinária” entre a tecnologia de F1 e as competências dos carros de estrada.
“O Valkyrie foi verdadeiramente construído para as corridas"
“O Valkyrie foi verdadeiramente construído para as corridas e a sua participação no mais alto nível das corridas de resistência a nível mundial só irá cimentar ainda mais as suas conquistas tecnológicas. Ao aderir às regras dos Hypercar, o carro de corrida partilha muitas linhas de ADN com o carro de estrada, com a mesma unidade de potência V12 no seu coração”, afirma.
A versão de competição do Valyrir utiliza um chassis otimizado de fibra de carbono e um motor V12 atmosférico, fornecido pela Cosworth e modificado para oferecer níveis de prestações melhorados e fiabilidade também incrementada. Este Aston Martin terá ainda caixa sequencial de sete velocidades fornecida pela Xtrac.
Respeitando os regulamentos do WEC, o modelo tem uma limitação de potência de 500 kW (680 cv), inferior aos 1000 cv da versão de produção, o que melhora a sua eficiência e durabilidade. “Trabalhamos com o motor mais lento do que ele é capaz porque precisamos de menos potência. O limite de potência mais baixo previsto nos regulamentos cria uma oportunidade para revermos a curva de binário e reduzirmos as perdas por fricção, reduzindo a velocidade do motor para aumentar a eficiência do combustível”, assume Carter.
No lado da aerodinâmica, o Valkyrie acompanhou os regulamentos de homologação, tendo como ponto de partida o trabalho de Adrian Newey e de Marek Reichmann. Melhorado em vários aspetos, o Valkyrie Hypercar evidencia também um reforço na área da segurança, mas houve também espaço para rever vários elementos de substituição rápida, nomeadamente, no que diz respeito à carroçaria, tanto à frente, como atrás. Adicionalmente, tem sistema de reabastecimento rápido, sistema de elevação pneumático incorporado e “cockpit” otimizado na segurança, visibilidade e para trocas rápidas de piloto. Os pneus são os obrigatórios Michelin Pilot Sport de 18 polegadas.

Preparativos para um programa duplo
Desde os primeiros testes do Valkyrie em julho de 2024, a The Heart of Racing embarcou num extenso programa de testes e desenvolvimento, que ultrapassou os 15.000 km em meio ano. Os testes começaram no Reino Unido, em Donington Park e Silverstone, tendo passado ainda por Vallelunga e Jerez, antes de continuarem no Bahrein, Catar, Road Atlanta, Sebring e Daytona, para garantir uma secção transversal de pistas adequadas ao programa duplo de competição.
O Mundial de Endurance da FIA (WEC) é composto por oito provas – Catar, Imola, Spa-Francorchamps, Le Mans, Interlagos, Austin, Fuji e Bahrein –, enquanto o IMSA terá 11 etapas, incluindo as 12 Horas de Sebring e Petit Le Mans, em Road Atlanta. Curiosamente, a decoração dos Valkyrie irá variar consoante o campeonato: no WEC terá a cor “British Racing Green” típica dos modelos britânicos do passado, enquanto no IMSA terá uma cor azul.
Comments