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Aston Martin revela equipas para ataque ao WEC e IMSA

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

A Aston Martin THOR Team revelou oficialmente o Valkyrie e as equipas de pilotos para a sua participação nos dois principais campeonatos de resistência, o Mundial de Endurance (WEC) e o IMSA WeatherTech SportsCar. O objetivo principal é ambicioso: obter o triunfo à geral nas 24 Horas de Le Mans já em 2025 (14 e 15 de junho).


Sendo o único carro derivado de uma versão de competição, o Valkyrie Hypercar foi apresentado oficialmente pela Aston Martin, preparando-se para participar ao mais alto nível dos campeonatos de resistência mais importantes do mundo, o Mundial de Endurance da FIA (WEC) e o IMSA WeatherTech SportsCar, dos EUA.


A estreia oficial do Valkyrie Hypercar está prevista para os 1812 km do Catar

 

A estreia oficial do Valkyrie Hypercar está prevista para os 1812 km do Catar, prova inaugural do Mundial de Endurance de 2025, mas o programa da formação prevê a participação em todas as provas dos dois campeonatos, por via dos esforços da formação The Heart of Racing (daí o acrónimo THOR), que irá continuar a desenvolver o carro sob a supervisão do diretor de equipa, Ian James, que define este momento como “um ponto alto” da sua carreira.


A Aston Martin THOR Team revelou oficialmente o Valkyrie

Inscritos dois carros para o WEC (obrigatoriamente), o Valkyrie #007 terá dois britânicos, com Harry Tincknell acompanhado por Tom Gamble, ao passo que o #009 terá Marco Sorensen e Alex Riberas nas tarefas de condução. Já no IMSA a equipa terá apenas um carro inscrito, o qual será pilotado por Ross Gunn e Roman De Angelis, sendo que estes dois pilotos também serão incluídos na formação para as 24 Horas de Le Mans – Gunn para o #007 e De Angelis para o #009.


“Este é um momento de orgulho para a Aston Martin"

 

“Este é um momento de orgulho para a Aston Martin. Regressar à luta pelo triunfo à geral nas 24 Horas de Le Mans está no cerne dos nossos valores e assinala um marco fundamental no nosso património de corridas de automóveis. Sendo o único Hypercar nascido na estrada a desafiar o topo das corridas de automóveis desportivos, tanto no WEC como no IMSA, o Valkyrie é a personificação do nosso duradouro espírito desportivo, que define a marca há mais de um século”, afirma Adrian Hallmark, Diretor Executivo da Aston Martin Lagonda.


A Aston Martin THOR Team revelou oficialmente o Valkyrie

Da estrada para a pista 

O Vakyrie de competição tem a particularidade de ser o único dos carros de categoria principal a ser derivado diretamente de um modelo de produção – embora também seja um modelo de produção limitada e muito exclusivo. Ainda assim, Adam Carter, diretor do programa de resistência da Aston Martin, considera que o Valkyrie promove uma “fusão extraordinária” entre a tecnologia de F1 e as competências dos carros de estrada.


“O Valkyrie foi verdadeiramente construído para as corridas"

 

“O Valkyrie foi verdadeiramente construído para as corridas e a sua participação no mais alto nível das corridas de resistência a nível mundial só irá cimentar ainda mais as suas conquistas tecnológicas. Ao aderir às regras dos Hypercar, o carro de corrida partilha muitas linhas de ADN com o carro de estrada, com a mesma unidade de potência V12 no seu coração”, afirma.

 

A versão de competição do Valyrir utiliza um chassis otimizado de fibra de carbono e um motor V12 atmosférico, fornecido pela Cosworth e modificado para oferecer níveis de prestações melhorados e fiabilidade também incrementada. Este Aston Martin terá ainda caixa sequencial de sete velocidades fornecida pela Xtrac.



Respeitando os regulamentos do WEC, o modelo tem uma limitação de potência de 500 kW (680 cv), inferior aos 1000 cv da versão de produção, o que melhora a sua eficiência e durabilidade. “Trabalhamos com o motor mais lento do que ele é capaz porque precisamos de menos potência. O limite de potência mais baixo previsto nos regulamentos cria uma oportunidade para revermos a curva de binário e reduzirmos as perdas por fricção, reduzindo a velocidade do motor para aumentar a eficiência do combustível”, assume Carter.

 

No lado da aerodinâmica, o Valkyrie acompanhou os regulamentos de homologação, tendo como ponto de partida o trabalho de Adrian Newey e de Marek Reichmann. Melhorado em vários aspetos, o Valkyrie Hypercar evidencia também um reforço na área da segurança, mas houve também espaço para rever vários elementos de substituição rápida, nomeadamente, no que diz respeito à carroçaria, tanto à frente, como atrás. Adicionalmente, tem sistema de reabastecimento rápido, sistema de elevação pneumático incorporado e “cockpit” otimizado na segurança, visibilidade e para trocas rápidas de piloto. Os pneus são os obrigatórios Michelin Pilot Sport de 18 polegadas.


A Aston Martin THOR Team revelou oficialmente o Valkyrie

Preparativos para um programa duplo

Desde os primeiros testes do Valkyrie em julho de 2024, a The Heart of Racing embarcou num extenso programa de testes e desenvolvimento, que ultrapassou os 15.000 km em meio ano. Os testes começaram no Reino Unido, em Donington Park e Silverstone, tendo passado ainda por Vallelunga e Jerez, antes de continuarem no Bahrein, Catar, Road Atlanta, Sebring e Daytona, para garantir uma secção transversal de pistas adequadas ao programa duplo de competição.

 

O Mundial de Endurance da FIA (WEC) é composto por oito provas – Catar, Imola, Spa-Francorchamps, Le Mans, Interlagos, Austin, Fuji e Bahrein –, enquanto o IMSA terá 11 etapas, incluindo as 12 Horas de Sebring e Petit Le Mans, em Road Atlanta. Curiosamente, a decoração dos Valkyrie irá variar consoante o campeonato: no WEC terá a cor “British Racing Green” típica dos modelos britânicos do passado, enquanto no IMSA terá uma cor azul.

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