A BMW revelou a carrinha M3 CS Touring, sendo esta combinação uma estreia absoluta na marca alemã. Esta edição ainda mais especial acentua o visual desportivo sem prejudicar a versatilidade familiar, beneficiando ao mesmo tempo de mais 20 cv de potência, para um total de 550 cv, ao mesmo tempo que reduz o peso.
Direcionando-se a um cliente adepto de carrinhas desportivas, o M3 Touring passa a contar com uma variante ainda mais especial e potente, a CS Touring, sendo a primeira vez que esta sigla é aplicada àquela gama. A revelação decorreu na Austrália, em paralelo com a edição de 2025 das 12 Horas de Bathurst, o evento de resistência mais famoso daquele país.
Para esta versão mais dinâmica, a BMW regressou ao livro de receitas mais básico, aumentando a potência e reduzindo o peso, enquanto a estética passou a ter maior agressividade graças a algumas mudanças estratégicas. De série, esta variante CS conta já com o M Driver’s Package que melhora as prestações.

Sobe a potência
O bloco 3.0 M TwinPower Turbo de seis cilindros em linha do M3 CS Touring foi melhorado com algumas novidades derivadas diretamente da competição automóvel, como o cárter mais rígido, a cambota mais leve e forjada e cabeças dos cilindros com núcleo produzido por intermédio de impressão aditiva (ou seja, impressão 3D). Entre outras mudanças, destaque ainda para as alterações no sistema de refrigeração e para o de fornecimento de óleo, melhorados para suportarem as prestações mais extremas, nomeadamente, quando utilizado em pista.

Em virtude ainda do aumento da pressão dos turbos para 2.1 bar, a potência deste modelo subiu 20 cv para 550 cv, enquanto o binário é agora de 650 Nm entre as 2.750 e as 5950 rpm. Tirando partido de caixa automática de oito velocidades M Steptronic e tração integral específica xDrive M (com diferencial ativo traseiro), a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 3,5 segundos, enquanto o exercício dos 0 aos 200 km/h leva apenas 11,7 segundos. Porém, subtraindo o movimento inicial, a marca aponta para valores de 3,2 segundos e de 11,4 segundos, respetivamente. Já a velocidade máxima está cifrada nos 300 km/h.
O bloco 3.0 M TwinPower Turbo de seis cilindros em linha debita 550 cv, enquanto o binário é agora de 650 Nm
A caixa de velocidades mantém o conceito Drivelogic para alterar a sua atuação entre três opções, desde um padrão mais confortável a um mais desportivo, podendo o condutor gerir as passagens de caixa através das patilhas em CFRP atrás do volante. O sistema de tração integral “inteligente” continua a permitir alterar os modos de entrega de potência, incluindo um modo 2WD que transmite potência apenas ao eixo traseiro com o controlo de estabilidade dinâmico (DSC) desativado.
As próprias afinações para os sistemas DSC e M Dynamic Mode foram otimizadas para utilização em circuito, o mesmo se aplicando aos amortecedores de controlo adaptativo, com atuação ligeiramente diferenciada face à versão de que deriva.
A sonoridade foi também melhorada com “flaps” controlados eletronicamente para variar a nota produzida pelo sistema de escape (mais audível em “Sport” e “Sport+”, não faltando silenciador traseiro em titânio e saídas duplas atrás com ponteiras em preto mate.

Precisão e ligeireza
A BMW tratou ainda de reduzir o peso, graças ao uso mais intensivo de plásticos reforçados com fibra de carbono (CFRP), patente em componentes como o capot, “splitter” e tomadas de ar dianteiras, capas dos espelhos retrovisores e difusor traseiro. No habitáculo, os bancos estilo “baquet”, denominados M Carbon, também são produzidos nesse material altamente rígido mas leve, bem como elementos da consola central. A combinação de medidas para redução do peso permitiu cortar 15 kg comparativamente ao M3 Competition Touring. Até mesmo a grelha dianteira foi revista para reduzir o peso, com as letras aí presentes – indicativas da versão – a terem contorno vermelho. Numa nota visual a fazer a ponte ao desporto, as luzes LED são de tonalidade amarela, como sucede também nos carros de competição da categoria GT.

A rigidez estrutural foi ainda melhorada com a possibilidade de incluir uma estrutura de reforço no compartimento do motor, com a BMW a declarar ainda que reforçou os apoios do motor na ligação à estrutura, tornando as respostas de direção ainda mais lestas e precisas. O sistema de travagem é composto por discos M Compound com maxilas pintadas em vermelho ou preto, podendo o cliente encomendar ainda discos em carbocerâmica com maxilas pintadas de vermelho ou dourado para um toque mais exclusivo.
As jantes forjadas em liga leve M com “design” exclusivo de raios duplos e acabamento em bronze dourado mate ou preto mate são de série, medindo 19 polegadas à frente e 20 polegadas atrás, com pneus 275/35 ZR19 e 285/30 ZR20, respetivamente. Em alternativa, os clientes têm também a opção gratuita de pneus desportivos com as mesmas dimensões, além de pneus “ultra-track” na lista de opções.

Ainda familiar
A BMW faz gala da manutenção da versatilidade familiar desta variante, com bagageira entre 500 e 1.510 litros de capacidade, mas o estilo visual ganhou agressividade com a aplicação de novos componentes, a maioria dos quais para melhorar a refrigeração e o equilíbrio aerodinâmico. Os já referidos elementos em CFRP permitem aferir dessa maior agressividade desta versão M3 CS Touring, com a marca bávara a indicar que a mesma pode ser encomendada em tonalidades “British Racing Green”, “Laguna Seca Blue”, “Frozen Solid White” ou “Sapphire Black metallic”.
Bagageira com capacidade entre 500 e 1.510 litros
De resto, o interior é pautado por elementos desportivos, como o volante M Alcantara de base plana e marcador central vermelho na posição das 12 hora, os emblemas CS em vermelho na consola central, os cintos de segurança M e as placas das soleiras das portas com a inscrição do modelo. O painel de instrumentos de 12,3 polegadas conjuga-se com o “head-up display” e com o ecrã tátil de 14,9 polegadas do sistema de infoentretenimento de mais recente geração (BMW Operating System 8.5). Com assistente pessoal inteligente, este sistema permite controlar vários sistemas e funcionalidades, incluindo as dos modos específicos de condução para o binómio motor/caixa, controlo de tração ou, até, indicadores de temperatura e pressão do óleo.

As entregas do M3 CS Touring aos clientes da Europa, Austrália, Japão e Coreia do Sul, entre outros, terão início em março. A edição especial será produzida juntamente com todas as outras variantes do BMW M3 Sedan e BMW M3 Touring na fábrica do BMW Group em Munique.
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