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BMW M3 CS Touring em estreia absoluta

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

A BMW revelou a carrinha M3 CS Touring, sendo esta combinação uma estreia absoluta na marca alemã. Esta edição ainda mais especial acentua o visual desportivo sem prejudicar a versatilidade familiar, beneficiando ao mesmo tempo de mais 20 cv de potência, para um total de 550 cv, ao mesmo tempo que reduz o peso.



Direcionando-se a um cliente adepto de carrinhas desportivas, o M3 Touring passa a contar com uma variante ainda mais especial e potente, a CS Touring, sendo a primeira vez que esta sigla é aplicada àquela gama. A revelação decorreu na Austrália, em paralelo com a edição de 2025 das 12 Horas de Bathurst, o evento de resistência mais famoso daquele país.

 

Para esta versão mais dinâmica, a BMW regressou ao livro de receitas mais básico, aumentando a potência e reduzindo o peso, enquanto a estética passou a ter maior agressividade graças a algumas mudanças estratégicas. De série, esta variante CS conta já com o M Driver’s Package que melhora as prestações.


BMW M3 CS Touring em estreia absoluta

Sobe a potência 

O bloco 3.0 M TwinPower Turbo de seis cilindros em linha do M3 CS Touring foi melhorado com algumas novidades derivadas diretamente da competição automóvel, como o cárter mais rígido, a cambota mais leve e forjada e cabeças dos cilindros com núcleo produzido por intermédio de impressão aditiva (ou seja, impressão 3D). Entre outras mudanças, destaque ainda para as alterações no sistema de refrigeração e para o de fornecimento de óleo, melhorados para suportarem as prestações mais extremas, nomeadamente, quando utilizado em pista.


BMW M3 CS Touring em estreia absoluta

Em virtude ainda do aumento da pressão dos turbos para 2.1 bar, a potência deste modelo subiu 20 cv para 550 cv, enquanto o binário é agora de 650 Nm entre as 2.750 e as 5950 rpm. Tirando partido de caixa automática de oito velocidades M Steptronic e tração integral específica xDrive M (com diferencial ativo traseiro), a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 3,5 segundos, enquanto o exercício dos 0 aos 200 km/h leva apenas 11,7 segundos. Porém, subtraindo o movimento inicial, a marca aponta para valores de 3,2 segundos e de 11,4 segundos, respetivamente. Já a velocidade máxima está cifrada nos 300 km/h.


O bloco 3.0 M TwinPower Turbo de seis cilindros em linha debita 550 cv, enquanto o binário é agora de 650 Nm

 

A caixa de velocidades mantém o conceito Drivelogic para alterar a sua atuação entre três opções, desde um padrão mais confortável a um mais desportivo, podendo o condutor gerir as passagens de caixa através das patilhas em CFRP atrás do volante. O sistema de tração integral “inteligente” continua a permitir alterar os modos de entrega de potência, incluindo um modo 2WD que transmite potência apenas ao eixo traseiro com o controlo de estabilidade dinâmico (DSC) desativado.



As próprias afinações para os sistemas DSC e M Dynamic Mode foram otimizadas para utilização em circuito, o mesmo se aplicando aos amortecedores de controlo adaptativo, com atuação ligeiramente diferenciada face à versão de que deriva.

 

A sonoridade foi também melhorada com “flaps” controlados eletronicamente para variar a nota produzida pelo sistema de escape (mais audível em “Sport” e “Sport+”, não faltando silenciador traseiro em titânio e saídas duplas atrás com ponteiras em preto mate.


BMW M3 CS Touring em estreia absoluta

 Precisão e ligeireza 

A BMW tratou ainda de reduzir o peso, graças ao uso mais intensivo de plásticos reforçados com fibra de carbono (CFRP), patente em componentes como o capot, “splitter” e tomadas de ar dianteiras, capas dos espelhos retrovisores e difusor traseiro. No habitáculo, os bancos estilo “baquet”, denominados M Carbon, também são produzidos nesse material altamente rígido mas leve, bem como elementos da consola central. A combinação de medidas para redução do peso permitiu cortar 15 kg comparativamente ao M3 Competition Touring. Até mesmo a grelha dianteira foi revista para reduzir o peso, com as letras aí presentes – indicativas da versão – a terem contorno vermelho. Numa nota visual a fazer a ponte ao desporto, as luzes LED são de tonalidade amarela, como sucede também nos carros de competição da categoria GT. 


BMW M3 CS Touring em estreia absoluta

A rigidez estrutural foi ainda melhorada com a possibilidade de incluir uma estrutura de reforço no compartimento do motor, com a BMW a declarar ainda que reforçou os apoios do motor na ligação à estrutura, tornando as respostas de direção ainda mais lestas e precisas. O sistema de travagem é composto por discos M Compound com maxilas pintadas em vermelho ou preto, podendo o cliente encomendar ainda discos em carbocerâmica com maxilas pintadas de vermelho ou dourado para um toque mais exclusivo.


 As jantes forjadas em liga leve M com “design” exclusivo de raios duplos e acabamento em bronze dourado mate ou preto mate são de série, medindo 19 polegadas à frente e 20 polegadas atrás, com pneus 275/35 ZR19 e 285/30 ZR20, respetivamente. Em alternativa, os clientes têm também a opção gratuita de pneus desportivos com as mesmas dimensões, além de pneus “ultra-track” na lista de opções.


BMW M3 CS Touring em estreia absoluta

Ainda familiar 

A BMW faz gala da manutenção da versatilidade familiar desta variante, com bagageira entre 500 e 1.510 litros de capacidade, mas o estilo visual ganhou agressividade com a aplicação de novos componentes, a maioria dos quais para melhorar a refrigeração e o equilíbrio aerodinâmico. Os já referidos elementos em CFRP permitem aferir dessa maior agressividade desta versão M3 CS Touring, com a marca bávara a indicar que a mesma pode ser encomendada em tonalidades “British Racing Green”, “Laguna Seca Blue”, “Frozen Solid White” ou “Sapphire Black metallic”.


Bagageira com capacidade entre 500 e 1.510 litros

 

De resto, o interior é pautado por elementos desportivos, como o volante M Alcantara de base plana e marcador central vermelho na posição das 12 hora, os emblemas CS em vermelho na consola central, os cintos de segurança M e as placas das soleiras das portas com a inscrição do modelo. O painel de instrumentos de 12,3 polegadas conjuga-se com o “head-up display” e com o ecrã tátil de 14,9 polegadas do sistema de infoentretenimento de mais recente geração (BMW Operating System 8.5). Com assistente pessoal inteligente, este sistema permite controlar vários sistemas e funcionalidades, incluindo as dos modos específicos de condução para o binómio motor/caixa, controlo de tração ou, até, indicadores de temperatura e pressão do óleo.


BMW M3 CS Touring em estreia absoluta

As entregas do M3 CS Touring aos clientes da Europa, Austrália, Japão e Coreia do Sul, entre outros, terão início em março. A edição especial será produzida juntamente com todas as outras variantes do BMW M3 Sedan e BMW M3 Touring na fábrica do BMW Group em Munique.

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