O superdesportivo elétrico chinês, automóvel (re)conhecido, entre outras competências, por conseguir elevar-se do solo, ainda que apenas momentaneamente, já “encontrou” uma centena de proprietários!

O Yangwang U9, o supercarro elétrico do grupo liderado pela gigante BYD, acumulou, em apenas cinco meses de mercado, um total de uma centena de unidades entregues. O modelo foi revelado em fevereiro de 2024, mas só em setembro tiveram início as entregas a clientes finais.
Potência total superior a 1250 cavalos
Com uma potência total superior a 1250 cavalos e um preço, no mercado chinês, a rondar o equivalente a 220 mil euros, o supercarro que se apresentou ao mundo com a sua inédita capacidade de “saltar” e “dançar” devido à evoluída tecnologia de suspensão Disus X parece reunir argumentos suficientes para convencer uma quantidade significativa de clientes deste segmento de nicho.
De acordo com dados oficiais do mercado automóvel chinês, a Yangwang entregou 19 unidades do U9 em setembro, 16 unidades em outubro e 48 unidades nos dois últimos meses do ano. A marca do centésimo exemplar entregue foi atingida no passado dia 21 de janeiro.
Tomando como comparação o supercarro Hyptec SSR da rival chinesa GAC – com apenas 19 unidades vendidas até ao final de 2024 - e apesar do seu preço significativamente superior, o Yangwang U9 revelou um desempenho comercial bastante mais convincente.
Recorde-se que a estratégia de marketing da BYD para o U9 tem sido forte e, ao que parece, está a dar os seus frutos. Por exemplo, o supercarro percorreu recentemente o traçado de Nordschleife, no circuito de Nürburgring, em 7:17.900 e as “acrobacias” possibilitadas pela suspensão têm gerado muito interesse junto do U9. Curiosamente, já há relatos de condutores multados pelas autoridades por ativarem o sistema inovador da suspensão na via pública.
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