top of page
Logotipo | e-auto

BYD Seal 6 DM-i a partir de 43.990 €

O Seal 6, segundo automóvel da BYD disponível na Europa com tecnologia híbrida Plug-In (PHEV), é proposto como berlina e carrinha, com preços a partir de 43.990 € e 45.490 €, respetivamente. No sistema DM-i, mecânica 1.5 a gasolina, máquina elétrica alimentada por bateria com 19 kWh de capacidade e 212 cv.


ree

A BYD tornou-se, rapidamente, protagonista importante do mercado automóvel na Europa, conseguindo-o com gama tão atrativa como numerosa de carros elétricos e híbridos Plug-In (PHEV) – 11 modelos em dois anos de atividade em Portugal. Os números demonstram o sucesso da marca chinesa no nosso País: em agosto, pela primeira vez, presença no “top-10” dos registos e, pelo segundo mês consecutivo, número um nas vendas de elétricos. No acumulado de 2025, comparativamente a 2024, o crescimento é de 138,3%!


A BYD, no mercado europeu, ambiciona vendas na ordem dos 400.000 automóveis por ano em 2029 – atualmente, o fabricante na 91.ª posição da Fortune Global 500 e na primeira dos construtores mundiais de New Energy Vehicles (NEV), que soma os elétricos aos híbridos Plug-In, com 2,42 milhões de automóveis só entre janeiro e junho (21% de quota de mercado!), apresenta-se ativo em 29 países, mais 12 do que no final do ano passado, e tem mais de 1000 pontos de venda na região.


ree

O Seal 6 DM-i, automóvel com duas variantes, nomeadamente a primeira carrinha da marca chinesa no mercado europeu, batizada com o nome de Touring, permite antecipar mais aumento na procura. O BYD tem motorização “Super Híbrida Plug-In” (PHEV), “ás de trunfo” para o fabricante posicionado em sétimo no quadro das matrículas da tecnologia na Europa! Existem duas versões do sistema (Boost com 184 cv, Comfort com 212 cv), mas Portugal recebe só a mais potente, com bateria maior (19 kWh de capacidade em vez de apenas 10 kWh) e, por isso, tem modo de condução 100% elétrico com autonomia superior.

 

Os Seal 6 medem 4,890 m de comprimento e 2,790 m entre eixos, mas a carinha é mais alta do que a berlina e conta com compartimento de carga com 500 litros de capacidade, com os encostos dos bancos traseiros posicionados verticalmente – rebatendo-os, 1535 litros. São dimensões de automóveis do segmento D (médio), mas os dois BYD, devido aos preços com que são propostos no mercado nacional, também são alternativas a carros ou carrinhas com tecnologias HEV ou PHEV que concorrem na categoria abaixo (segmento C, ou médio inferior)! Seat Leon, Toyota Corolla e Volkswagen Passat encontram-se entre os “alvos”


ree

Versões Comfort Lite e Comfort 

O Seal 6 é apenas o segundo PHEV da BYD na Europa. No sistema, mecânica 1.5 a gasolina (98 cv) e máquina elétrica (197 cv) alimentada por bateria com 19 kWh de capacidade. A marca chinesa reivindica 212 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 s e velocidade máxima de 180 km/h. No mercado nacional, duas versões (Comfort Lite e Comfort) nas duas carroçarias – a topo de gama custa “apenas” mais 1000 € - e apenas um opcional (pintura metalizada).

 

A BYD, para o Seal 6 DM-i, de acordo com a homologação europeia WLTP, anuncia até 105 km de autonomia em modo elétrico e 1,5 l/100 km de consumo médio (34 g/km de CO2), o que permite prometer até 1455 km de autonomia combinada. Na carrinha, até 100 km de condução com o programa 100% elétrico (130 em cidade) e, devido aos 65 litros de capacidade do depósito de combustível, e compromisso de até 1350 km sem paragens para reabastecimentos ou recarregamentos.



A bateria permite recargas com potências de até 6,6 kW ou 26 kW (com a segunda, de corrente contínua, a energia armazenada aumenta de 30% para 80% em 0h23). O sistema conta com função V2L (Vehicle to Load) para alimentação de quaisquer equipamentos elétricos externos ao automóvel com consumo inferior a 3,3 kW. 

 

A apresentação do interior e o equipamento de série também muda em função da versão, uma vez que a BYD nunca propõe opcionais (como ponto “contra”, apenas o potencial muito limitado de personalização dos automóveis). Os Seal 6 DM-i têm ecrãs digitais de 8,8’’ para a instrumentação, mas os monitores dos equipamentos multimédia apresentam dimensões diferentes, embora ambos admitam controlos táteis e contem com assistente de voz: 12,8’’ nos Comfort Lite, 15,6’’ nos Comfort. Os bancos possuem revestimentos em pele artificial – os dianteiros são reguláveis eletricamente –, há câmara traseira para assistência ao parqueamento e a variante Touring tem, também, portão com sistema automático de abertura e fecho. O topo de gama apresenta, ainda, carregamento sem fios de “smartphone”, jantes de 18’’, de liga leve, e vidros escurecidos, entre muitos outros itens.



Nos Seal 6 DM-i (preços a partir de 32.990 €+IVA para Empresas e Empresários em Nome Individual), dois anos ou 30.000 km de manutenção programada e garantias de 6 anos ou 150.000 km para o automóvel e 8 anos ou 200.000 km para a bateria. Globalmente, a BYD já vendeu mais de sete milhões de “Super Híbridos Plug-In”. A gama na Europa, no arranque das operações da marca chinesa, só contava com o Seat U DM-i.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page