top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Carros elétricos valem quase 30% das matrículas!

As matrículas de automóveis novos em Portugal registaram um crescimento de 6,6% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com os números comunicados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Neste período, a quota de mercado dos carros 100% elétrico foi de quase (30%), com 28,6%.


ree

De acordo com a ACAP, em outubro, foram matriculados 19.884 automóveis novos no mercado português, o que aumentou o acumulado nos primeiros 10 meses deste ano para 219.598 carros, número que representa progresso de 6,8%, comparativamente ao período homólogo de 2024.

 

Por categorias, a referente aos ligeiros de passageiros, a mais relevante pelo “peso” que tem no mercado nacional, em outubro de 2025, foram registadas 16.137 unidades, mais 5,5% do que no mesmo mês de 2024. Desde janeiro, o número total de matrículas ascendeu a 187.701, o que representou um crescimento de 8,4%, igualmente no frente a frente com o período homólogo

período homólogo do ano passado.

 

No que respeita a motorizações, 68,4% dos ligeiros de passageiros matriculados novos entre janeiro e outubro são movidos a energias alternativas, sobretudo elétricos (22%) e híbridos (23%). A quota dos híbridos Plug-In foi de 15%. Em outubro, os carros elétricos corresponderam a 28,6% do total de registo, aproximando-se, por isso, da “fasquia” dos 30%. Também nestes casos, os resultados de 2025 comparam com os dos períodos homólogos de 2024.


ree

Peugeot cimenta liderança 

Nas vendas de outubro por marca, no mercado de ligeiros de passageiros (o mais representativo), Peugeot no topo da tabela, com 1608 matrículas, menos 19% do que no mesmo mês de 2024. No entanto, este registo foi mais do que suficiente para manter a primeira posição na tabela, e com vantagem considerável para a segunda classificada, a Mercedes-Benz, com 1380 unidades (+14,4%). Nas posições seguintes, Renault, com 1349 unidades (+22%), e Dacia, que integra o mesmo consórcio, 1328 (+27,7%). Acima da fasquia dos 1000 carros registados posicionou-se, ainda, a BMW, com 1220 (+0,4%).

 

Entre ganhos e perdas em outubro, nota para as subidas da Citroën (561 unidades, +63,1%), BYD (536, +71,2%), Opel (506, +36%) e Skoda (406, +41,5%) e as descidas de Toyota (561, -43,4%), Tesla (144, -58,7%) e SEAT (370, -33%).

 

No acumulado do ano, Peugeot (mais) firme na liderança, com a “fasquia” dos 20.000 ligeiros de passageiros matriculados em 2025 quase à vista: entre janeiro e outubro, total de 18.950 unidades registadas, mais 6,2% do que no mesmo período do ano passado. E só a marca francesa tem quota de mercado acima dos 10%, com 10,10%.

 

Na “luta” pelo segundo lugar, a Mercedes-Benz aumentou a vantagem sobre a Dacia, com a marca alemã a apresentar um total de 14.950 unidades matriculadas (+8,9%), enquanto a romena tem um acumulado de 14.550 (+11,5%). Seguem-se Renault, com 13.562s (+8,3%), BMW, com 12.192 (+8%), e Volkswagen, com 10.919 (+15,2%). Toyota, Citroën, Kia e Nissan completam o “top-10”.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page