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Foto do escritorPedro Junceiro

Mercedes EQS ganha autonomia e sofisticação

Atualizado: 12 de abr.

Berlina elétrica "premium" da marca da estrela recebe atualização que valoriza a imagem, por refiná-la (aproxima-a do desenho do Classe S), e aumenta a autonomia, graças a uma bateria nova com 118 kWh de capacidade.



Berlina de luxo equiparada em posicionamento ao Classe S, o EQS recebe uma série de melhorias por parte da Mercedes-Benz, respondendo a alguns dos pedidos dos clientes ao introduzir detalhes visuais de maior elegância, como uma cobertura da grelha dianteira com lamelas horizontais e a estrela proeminente na ponta do capot.

 

Esta é uma das principais novidades do “facelift” do EQS, que adota agora uma imagem mais em linha com a de outros modelos da marca alemã, nomeadamente, o Classe S, que é a versão análoga com motor de combustão. Aquela que é uma das particularidades comuns aos automóveis da gama EQ, a cobertura dianteira em preto brilhante (no lugar de grelha), surge aqui com aplicações em cromado a partir da linha de equipamento Electric Art. Além disso, passa a contar também com a estrela em posição destacada na ponta do capot, combinando o vanguardismo da eletrificação com o tradicionalismo da marca.



No interior, há igualmente melhorias, nomeadamente, com alguns materiais melhores: no pilar B, as  saídas de ventilação integradas são agora compostas por uma moldura em cromado para maior elegância. Adicionalmente, o sistema MBUX Hyperscreen com três ecrã numa faixa de 141 cm de largura passa a ser de série no EQS, o mesmo se aplicando à bomba de calor que reforça a eficiência a partir da energia recuperada a partir do motor elétrico (inversor e motor elétrico).

 

Outra novidade é o pacote opcional de conforto para os lugares traseiros, o Rear Comfort Package Plus com os bancos executivos (3.867 euros na Alemanha), que passam a ter um descanso especial para os pés no lado direito do compartimento traseiro. Colocado entre as calhas do banco dianteiro, aumenta o conforto do passageiro traseiro, uma vez que este pode colocar os pés em ângulo de descanso.



Mas não é tudo: o banco do passageiro pode ser rebatido para a frente e o encosto do banco traseiro pode ser ajustado até 38 graus. Isto garante mais espaço. O equipamento opcional inclui também aquecimento dos bancos Plus e aquecimento do pescoço e dos ombros na traseira, bem como regulação pneumática da profundidade do banco. Uma peça de acabamento iluminada está integrada nas costas dos bancos dianteiros.

 

O conforto traseiro do EQS foi ainda melhorado no Pacote de Bancos Traseiros, de série há algum tempo. O ângulo do encosto do banco traseiro pode ser ajustado de 27 a 36 graus com o toque de um botão, enquanto o aspeto em camadas dos revestimentos dos bancos realça o carácter individual do banco.



Outra autonomia 

O EQS já era um dos elétricos com maior autonomia do mercado, mas esta atualização traz-lhe ainda maiores competências neste campo, ao montar uma bateria de capacidade aumentada: de 108,4 kWh para 118 kWh, o que permite ao EQS 450 4Matic passar de 717 quilómetros de autonomia com um único carregamento para mais volumosos 799 quilómetros (um aumento de 11%). No caso do EQS 450+, a autonomia varia entre os 683 e os 822 quilómetros, superando neste último caso a barreira das oito centenas de quilómetros sem parar.

 

A capacidade de reboque foi aumentada nos EQS e EQE com tração integral 4Matic, passando de 750 para 1.700 kg. No campo técnico, uma função especial irá acionar esporádica e automaticamente as pastilhas de travão para manter o sistema de travagem na sua máxima capacidade de resposta.



A tecnologia foi melhorada com a inclusão da mudança automática de via de rodagem, em autoestradas ou vias rápidas com separador central e a velocidades que não sejam superiores aos 140 km/h. O sistema de mudança automática de via de rodagem faz parte do sistema Distronic com controlo ativo de distância e assistência ativa da direção. Se um veículo mais lento se posicionar à frente do EQS, este pode iniciar o processo de mudança de via com uma velocidade entre os 80 e os 140 km/h.

 

Os preços deverão manter-se praticamente inalterados nesta atualização, havendo diversas opções de personalização (incluindo da gama Manufaktur). Noutra nota, a Mercedes-Benz adianta que os outros modelos assentes na plataforma elétrica EVA 2 – EQE, EQS, EQS SUV e EQE SUV – também terão direito a estas melhorias a partir do final deste mês.

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