Félix da Costa 17.º na qualificação
- José Caetano
- 26 de jul.
- 2 min de leitura
Mitch Evans, no I-Type 7 da Jaguar, conquistou a “pole” para o primeiro ePrix do fim de semana do Mundial de Fórmula E no ExCeL de Londres, Inglaterra, a penúltima ronda do Mundial de 2024/25. António Félix da Costa, em Porsche 9XX Electric, foi apenas nono no Grupo B da qualificação, não conseguiu apurar-se para os duelos e, na corrida com 37 voltas desta tarde (17h05), encontra-se só na 17.ª posição da grelha de partida.

O português António Félix da Costa, o quarto classificado na Época 11 do Mundial de Fórmula E, qualificou-se em 17.º para a primeira corrida do fim de semana que encerra a temporada. Na pista semicoberta com 2,077 km e 20 curvas no ExCeL, o centro de congressos e exposições de Londres, Inglaterra, o piloto da Porsche não conseguiu melhor do que a nona posição no Grupo B da sessão, a 0,243 s do mais veloz nessa série, o alemão e parceiro de equipa Pascal Wehrlein, e não conseguiu apurar-se para a fase de duelos que atribui a “pole position” e arruma as primeiras quatro linhas da grelha de partida.
Félix da Costa tem, portanto, missão exigente pela frente na corrida com 37 voltas a realizar esta tarde, que inclui paragem obrigatória nas boxes para carregamento da bateria do monolugar elétrico (Pit Boost). O piloto português ainda ambiciona a segunda posição no campeonato e, mais importante, encontra-se na luta por dois títulos (Construtores e Equipas) – a Porsche comanda os dois Mundiais, com mais 23 pontos do que a Nissan no primeiro e só sete no segundo.

No entanto, os rivais nipónicos não conseguiram resultados muito melhores, com o britânico Oliver Rowland, que garantiu o título de pilotos em Berlim, Alemanha, no penúltimo fim de semana do campeonato, a qualificar-se em 12.º. Já o francês Norman Nato encontra-se apenas na 16.ª posição da grelha de partida.

Mitch Evans, no I-Type 7 da Jaguar, na ponta final de temporada com altos e baixos a mais, reencontrou-se com a boa forma. O neozelandês, esta manhã, conquistou a 11.ª “pole” na Fórmula E, a segunda neste campeonato e a terceira em Londres, vencendo, na final da qualificação, o neerlandês Nyck de Vries, da Mahindra, com volta em 1.07,205 m, registo muito inferior ao tempo que conseguiu o ano passado (1.10,622 m), o que ilustra bem o progresso nos monolugares com a mudança dos Gen3 para os Gen3 Evo.
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