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Günther (DS) ganha em Shanghai

O piloto alemão Maximilian Günther, da DS Penske, venceu a ronda 10 do Mundial de Fórmula E, e o primeiro ePrix do fim de semana em Shanghai, China. Português António Félix da Costa, da Porsche, somente 13.º, depois da 17.ª posição na sessão de qualificação (e dos primeiros lugares nos treinos livres), baixou de terceiro para quarto no campeonato. Este domingo, às 08h05 em Portugal Continental, segundo corrida.



A competitividade da Fórmula E não pára de surpreender até os próprios pilotos. O português António Félix da Costa, da Porsche, depois de protagonizar os melhores registos nos treinos livres para o fim de semana do campeonato em Shanghai, China (1.09,280 m no primeiro, 1.08,749 m no segundo), não conseguiu melhor do que a nona posição no Grupo A da qualificação (1.10,431 m), a 0,492 s do mais rápido, o alemão Maximilian Günther, da DS Penske, não conseguindo apurar-se para a fase de duelos que “arruma” as primeiras quatro linhas das grelhas de partida e atribui as “poles”, arrancando apenas de 17.º para o ePrix deste sábado, que representou a ronda 10 do Mundial. “Estranho”, escreveu o piloto nas redes sociais, espantado com a súbita perda de ritmo do 9XX Electric!…



“Hoje, não correu bem! Voámos durante as duas sessões de treinos livres, em que conseguimos mesmo as voltas mais rápidas, mas nunca encontrámos o equilíbrio de que precisámos durante a qualificação e conseguiu apenas o 17.º tempo. Já na corrida, mesmo arrancando muito de trás, até estávamos bem, entrada no ‘top-10’ muito rapidamente, mas a estratégia não funcionou de acordo com o programado. É frustrante, mas temos outra corrida já este domingo, provavelmente com chuva, e temos de reagir”, disse Félix da Costa no fim de ePrix em que foi somente 13.º e, por isso, não pontou, o que representou a perda de posição no Mundial (baixou de terceiro para quarto). Pascal Wehrlein, o parceiro de equipa, e campeão em título, terceira na qualificação, terminou a corrida em 12.º e também recuou de segundo para terceiro na classificação do campeonato…



Maximilian Günther, da DS Penske, foi o protagonista do dia. O piloto alemão, pela segunda vez nesta Época 11 (primeira em Jeddah, na Arábia Saudita), arrancou da “pole position” e venceu um ePrix que teve a paragem obrigatória nas boxes (Pit Boost) para recarga das baterias dos monolugares elétricos (quarta “pole” e sétima vitória na categoria). A equipa conseguiu mesmo uma “dobradinha”, com o francês Jean-Éric Vergne a terminar na segunda posição, após volta final magistral (ganhou duas posições!). Taylor Barnard, da McLaren, acabou em terceiro (quinto pódio em 10 corridas na primeira temporada no Mundial) e passou Wherlein e Félix da Costa na classificação de pilotos.



O comandante do Mundial, Oliver Rowland (Nissan), conseguiu a quinta posição e mantém vantagem confortável no campeonato: soma mais 86 pontos do que Barnard. A marca nipónica continua a liderar entre as equipas e os construtores.



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