top of page
Logotipo | e-auto

Fórmula E: Mundial na Arábia Saudita

Sexta-feira e sábado, no Circuito de Jeddah, Arábia Saudita, paredes-meias com o Mar Vermelho, realizam-se, respetivamente, as rondas 4 e 5 da edição de 2025/26 do Mundial de Fórmula E, ambas noturnas (17h05 em Portugal Continental) e após qualificações sob luz natural (12h40). Na primeira corrida do programa, estreia da paragem nas boxes para carregamento das baterias dos monolugares elétricos (Pit Boost) na Época 12.



O piloto neozelandês Nick Cassidy (Citroën) lidera o campeonato, com 40 pontos. O português António Félix da Costa (Jaguar) é só 14.º, com 4, mas diz-se motivado para regressar a casa com “bons resultados” na bagagem, depois da 11.ª posição em São Paulo, do abandono na Cidade do México e do 8.º lugar em Miami, corrida em que somou os primeiros pontos da temporada (e com a Jaguar), e conseguiu a melhor qualificação desde a passagem da Porsche para a equipa inglesa (terceiro classificado).

 

“Depois de resultados menos positivos, é bom regressar depressa à competição… Estamos num momento bom, com o carro rápido tanto em qualificação, como em corrida. Sinto-me motivado. Na primeira das duas corridas em Jeddah, estreamos o Pit Boost esta época. O objetivo é fazê-las sem problemas e conseguir dois bons resultados”, disse Félix da Costa, apenas 20.º no treino livre 1, com 1.18,214 m na volta ao circuito de alta velocidade que Fórmula 1 estreou em 2021, numa variante que tem só 3,001 km e 19 curvas e não os 6,174 km e 27 curvas percorridos pelos monolugares da categoria-rainha do desporto automóvel. O português conseguiu-o com 300 kW no I-Type 7 da equipa Jaguar TCS Racing – com 350 kW, dois registos “apagados” por violação dos limites da pista! O alemão Maximilian Günther, da DS Penske, foi o piloto mais rápido da sessão, com 1.15,714 m.



Jeddah encontra-se no mapa da Fórmula E apenas desde o ano passado. Antes, a etapa saudita do campeonato realizava-se em Diriyah, nos subúrbios de Riade. No ano passado, Maximilian Günther, então num Maserati, ganhou a corrida 1 e Oliver Rowland, da Nissan, o campeão em título, venceu a 2. E Félix da Costa foi nono na primeira e abandonou na segunda, na sequência de colisão com… Günther.

 

Nesta temporada, em três corridas, três vencedores: Jake Dennis, da Andretti, em São Paulo, Nick Cassidy, da Citroën, na Cidade do México, Mitch Evans, da Jaguar, em Miami.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page