General Motors reinveste no V8
- João Isaac
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Depois das tarifas, administração Trump vira as costas à eletrificação. General Motors redireciona investimentos para motores térmicos.

Depois de toda a polémica gerada em torno das tarifas aplicadas aos automóveis importados, o governo dos Estados Unidos da América tem agora uma nova vítima, o automóvel eletrificado.
Segundo os mais recentes rumores, a administração Trump não só vai cortar todos os incentivos à compra de viaturas elétricas e híbridas, como vai também cobrar uma taxa anual pela sua utilização. No caso dos elétricos a taxa pode chegar a 250 dólares e nos híbridos deverá ser de 100 dólares.
No seguimento destas decisões, e uma vez que a adesão aos veículos elétricos também não está a corresponder ao esperado do outro lado do Atlântico – o ano de 2024 foi o melhor de sempre, mas os elétricos representaram apenas 8,1% do mercado - a gigante General Motors já fez saber que vai reformular a sua estratégia de investimentos. Tudo indica que o seu plano inicial de investir 300 milhões de dólares no desenvolvimento de tecnologia elétrica será substituído por um que compreende um investimento de 888 milhões de dólares na sua fábrica de motores de Tonawanda, Nova Iorque.

A confirmar-se, a General Motors irá assim preparar-se para desenvolver e produzir uma nova geração de motores V8, de longe o propulsor mais procurado no seu mercado doméstico. A produção desta sexta geração do motor de oito cilindros deverá arrancar já em 2027, o qual será depois instalado em inúmeros modelos SUV e pick-up de marcas como a Chevrolet, GMC, Cadillac e Buick.
Apesar deste passo atrás no plano de investimentos em motores e modelos puramente elétricos, a General Motors deverá manter o seu objetivo de apostar exclusivamente em tecnologia elétrica a partir de 2035. O objetivo deste anunciado redireccionamento de investimento tem como finalidade prolongar a vida útil do motor V8, tornando-o, acima de tudo, mais eficiente em termos de consumo de combustível e, consequentemente, ao nível das emissões.
Comments