top of page
Logotipo | e-auto

Genesis confirma WEC e IMSA

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

Atualizado: 6 de dez. de 2024

O Grupo Hyundai anunciou a criação da Genesis Magma Racing para competir no Mundial de Resistência (WEC) e no campeonato norte-americano de resistência (IMSA) a partir de 2026. A equipa ambiciona beneficiar da experiência do envolvimento muito bem-sucedido da Hyundai Motorsport noutras categorias do desporto automóvel.


Genesis/Hyundai confirma WEC e IMSA

Revelando mais alguns detalhes dos seus planos para a participação no Mundial de Resistência (WEC) e no campeonato norte-americano de resistência (IMSA), o Grupo Hyundai desvendou o Genesis GMR-001 Hypercar, protótipo com que competirá na categoria principal de ambas as competições (Hypercar no primeiro, GTP no segundo).


Os hipercarros serão inscritos pela recém-criada Genesis Magma Racing

 

Os hipercarros serão inscritos pela recém-criada equipa Genesis Magma Racing, prevendo a participação de duas máquinas tanto no WEC como no IMSA (2026 no primeiro caso, 2027 no segundo), sendo que a estrutura nova, em 2025, pretende ganhar traquejo competitivo com experiências na categoria LMP2, numa parceria com a ORECA e a IDEC Sport.

 

Naturalmente, a participação nas 24 Horas de Le Mans e nas 24 Horas de Daytona estão asseguradas. Como pilotos da equipa, estão já garantidos dois nomes sonantes, André Lotterer e Luis ‘Pipo’ Derani, ambos com grande experiência nas corridas de resistência.



Conceito LMDh 

A entrada do Grupo Hyundai nas competições de resistência faz-se ao abrigo dos regulamentos LMDh (Le Mans Daytona hybrid), que combina a possibilidade de contar com um chassis e alguns componentes padronizados (para redução de custos) e tecnologia híbrida. Os LMDh contam com uma paridade de desempenho face aos LMH de desenvolvimento próprio dos construtores (incluindo chassis).

 

“Esta entrada nos desportos motorizados é uma evolução natural para a Genesis”, afirmou Luc Donckerwolke, Diretor Criativo da Genesis. “À medida que procuramos ultrapassar os limites da nossa marca, o desporto motorizado permite-nos trazer o espírito da hipervelocidade – que impulsiona a forma como criamos e inovamos – de uma forma que se alinha perfeitamente com os nossos valores fundamentais: Audaciosa, Progressiva e Distintamente Coreana”, complementa.


Genesis/Hyundai confirma WEC e IMSA

O GMR-001 Hypercar conta com um trabalho aerodinâmico aturado, respeitando as regras da modalidade, mas incorporando também as ideias estéticas da marca, como a linha de carroçaria parabólica lateral que permite uma otimização do fluxo de ar. Essa linha aumenta o fluxo de ar para o difusor traseiro, melhorando a força descendente e o comportamento em pista. A secção traseira côncava, enquadrada por um spoiler ativo, ajusta-se às condições de competição.

 

O conceito geral do GMR-001 Hypercar foi desenvolvido no Centro de Design da Genesis Europa, sob a liderança de Luc Donckerwolke.

 

Cyril Abiteboul será o diretor da equipa Genesis Magma Racing, procurando aplicar a sua experiência em diversas competições ao mais alto nível, incluindo na Fórmula 1 (Renault), no Mundial de Ralis (WRC) e no TCR World Tour (carros de turismo).


Genesis/Hyundai confirma WEC e IMSA

Quanto aos pilotos já confirmados, apenas existem dois nomes a anunciar, André Lotterer e Luis ‘Pipo’ Derani, ambos com enorme experiência nas provas de resistência globais. Os dois vão liderar os esforços da Genesis Magma Racing já em 2025, com testes de simulador de forma preparar a estreia do LMDh em 2026.

 

Ganhar experiência na LMP2 

Antes da sua estreia no WEC em 2026, a equipa irá colaborar com a IDEC Sport para inscrever um LMP2 no European Le Mans Series (ELMS) de 2025, apresentando um alinhamento promissor de talentos emergentes. Logan Sargeant (EUA), Jamie Chadwick (Reino Unido) e Mathys Jaubert (França), de 19 anos, juntarão forças para a campanha ELMS, apoiando os preparativos da Genesis Magma Racing para as corridas de resistência.


Genesis/Hyundai confirma WEC e IMSA

A Genesis Magma Racing vai consolidar as suas operações numa base estratégica permanente no Circuito Paul Ricard, no sul de França, aproveitando a sua proximidade com a ORECA Motorsport e a IDEC Sport para agilizar a colaboração.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page