Segmento B novo da Fiat "desvenda" o seu interior, combinando irreverência com funcionalidade, a pensar nos condutores mais jovens. Detalhe curioso é também o do cabo de carregamento que se “esconde” na grelha dianteira.
Apresentado publicamente pela primeira vez no evento de celebração dos 125 anos da Fiat, o Grande Panda assinala o regresso da marca italiana a um plano global com um modelo que tem versão elétrico com preço de partida prometido abaixo dos 25.000 da€.
O Grande Panda assenta em plataforma global e nos conceitos do "design" italiano e da sustentabilidade, pontos importantes para a estratégia de longo prazo da Fiat.
O desenho foi idealizado no Centro Stile de Turim e é, efetivamente, um dos pontos mais relevantes deste projeto, tirando inspiração diretamente do Panda original, modelo que conquistou uma legião de adeptos pela sua simplicidade e competência para todas as ocasiões. Com diversos elementos estéticos que replicam os do original, nota para as cavas das rodas salientes, para as placas de proteção dianteiras e traseiras em prateado, acabamentos dos pilares em preto brilhante, vidros escurecidos e jantes de liga leve de 17" com corte diamantado e desenho em “X”.
Em homenagem ao Panda clássico, o novo modelo apresenta letras em 3D de baixo-relevo nas portas, reforçando a sua identidade e o carácter quando visto de perfil. O Grande Panda estará disponível em sete cores: vermelho, branco, preto, verde, bronze, azul e amarelo, em conformidade com a iniciativa "No Grey", ou seja, sem cinzentos “aborrecidos”.
Tal como o antecessor da década de 1980, o Grande Panda propõe um aproveitamento muito inteligente do espaço interior. Este segmento B mede 3,99 m de comprimento, 1,57 m de altura e 1,76 m de largura. A bagageira tem 361 litros de capacidade.
O Grande Panda surge alinhado com o princípio da marca italiana de oferecer um modelo global a preceito, graças à plataforma multienergia que pode ser instalada em qualquer parte do mundo enquanto a marca efetua a sua transição da produção local para uma gama global.
Interior jovem
Com lotação homologada para cinco passageiros, o interior presta homenagem à pista do edifício Lingotto, no qual teve lugar a celebração dos 125 anos da Fiat (que pode ler aqui), inspirando alguns dos elementos no painel de bordo, onde se incluem painel de instrumentos com ecrã de 10 polegadas e ecrã tátil central de 10,25''.
O estilo único e irreverente do painel remete para a forma da pista de Lingotto, criando um visual distinto e evocativo, não faltando alguns detalhes especiais, como a pequena figura do Panda que, junto ao ecrã central, percorre a pista, como numa qualquer sessão de testes do passado.
A mesma inspiração do circuito de Lingotto pode ser encontrada na consola central entre os bancos dianteiros, ao passo que as portas contam com uma grande inscrição “FIAT” nos seus painéis.
Paralelamente, foi dada uma atenção especial à otimização do espaço a bordo, contando com 13 litros de arrumação no painel de instrumentos, dos quais 3 litros se encontram num único compartimento, permitindo uma escolha facilitada quando se trata de arrumar determinados objetos, uma solução simples e que recorda o painel de instrumentos "de bolso" do Panda dos anos 80.
Cabo que se esconde
No exterior, embora escondido sobre o painel preto que serve de grelha, encontra-se o cabo de carregamento em espiral, naquela que é uma das soluções mais inovadoras do modelo, já que o cabo não se destaca do veículo, assemelhando-se assim a um qualquer utensílio elétrico presente em nossas casas. A intenção é libertar espaço na bagageira e simplificar processos de arrumação dos cabos antes e após o processo de carregamento em corrente alternada até 7 kW, arrumando-se de forma simples numa caixa especial colocada sob o capot.
Elétrico e híbrido
O primeiro modelo da nova família de modelos da Fiat estará disponível nas versões 100% elétrica e híbrida. Com uma bateria de 44 kWh e um motor elétrico de 111 cv (83 kW), o Grande Panda elétrico promete mais de 320 km de autonomia no ciclo combinado WLTP (ainda em homologação), esperando-se também uma versão “mild hybrid” que deverá recorrer ao sistema já conhecido com base num motor 1.2 turbo associado a componentes elétricos que permitem auxiliar o motor de combustão e reduzir os consumos e emissões poluentes.
O novo Grande Panda deverá chegar aos mercados europeus no final deste ano ou no arranque do próximo.
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