top of page
Logotipo | e-auto

Hidrogénio no X5 novo da BMW

A BMW prepara X5 novo para a segunda metade de 2026. Para a quinta geração do Sport Activity Vehicle (SAV), cinco tipos de motorização: gasolina, gasóleo, híbrida Plug-In, elétrica com bateria e elétrica com pilha de combustível (hidrogénio).



A BMW, pela primeira vez, trabalha no desenvolvimento de carro novo que contará com cinco tecnologias no capítulo das motorizações, com a pilha de combustível (energia para recarregamento da bateria que alimenta o motor elétrico produzida a bordo, a partir de hidrogénio armazenado em depósito específico…) a somar-se às mecânicas convencionais a gasolina e gasóleo, e às motorizações híbridas Plug-In e elétricas!

 

Não é a primeira vez que a BMW propõe a tecnologia – entre 2005 e 2007, a marca, ainda numa etapa embrionária e experimental de recurso ao hidrogénio, fez cerca de 100 Hydrogen 7, derivado do 760Li com motor V12 6.0 preparado para trabalhar com gasolina e hidrogénio líquido, mas o preço muito elevado de combustível que tinha de transportar-se em depósito capaz de temperaturas de armazenamento na ordem dos -250º C ou a indisponibilidade de infraestrutura para reabastecimentos “travaram” a massificação da produção da tecnologia.


ree

Em 2019, com o i Hydrogen NEXT, protótipo que deu origem a edição do iX5 que os alemães também fabricaram de forma muito limitada e utilizaram para testes com frotas, a BMW reconfirmou o interesse no hidrogénio como combustível. A marca, entretanto, associou-se à Toyota, fabricante nipónico que também tem trabalhado no desenvolvimento da tecnologia, o que aumentou o potencial da aplicação, uma vez que a parceria japonesa disponibiliza a pilha de combustível nalguns modelos (Mirai, por exemplo) e apenas em mercados selecionados.

 

A BMW, no iX5 Hydrogen com estreia comercial programada para 2028, conta com a terceira geração da tecnologia de pilha de combustível desenvolvida em parceria com a Toyota. Os dois fabricantes apresentam-na como mais compacta, eficiente e potente. Este projeto chama-se HyMoS (Hydrogen Mobility at Scale) e ambiciona desenvolver todo o ecossistema de hidrogénio e aumentar o número de postos de abastecimento nas grandes áreas metropolitanas – primeiro na Alemanha, depois na Europa e noutras regiões do mundo.


ree

O sistema da BMW está em desenvolvimento em Steyr, na Áustria, e Landshut, na Alemanha, que já começaram a produção de protótipos e o programa de testes de desenvolvimento. A terceira geração da pilha de combustível da Toyota surgirá nos principais mercados mundiais em 2026. As duas marcas prometem sistema mais compacto, potente e eficiente – isto é, autonomias maiores (até 20% de progresso, comparativamente à geração dois) – com menos custos de fabrico e manutenção.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page