Os dois automóveis elétricos da VW passam a oferecer a mais recente geração de sistemas multimedia da marca alemã, com “software” atualizado, além de beneficiarem de novos motores que permitem melhorar as prestações e as autonomias, por serem mais eficientes. Como "cereja no topo do bolo", estas versões atualizadas têm preços inferiores aos carros que substituem: 48.072€ (ID.4) e 51.991€ (ID.5)
Partilhando uma grande parte dos componentes e a plataforma MEB, ambos os modelos 100% elétricos disponibilizam uma série de novidades técnicas e tecnológicas que visam torná-los mais apelativos, além de passarem a contar com uma nova estrutura na gama de equipamento.
Sem novidades estéticas, as alterações incidiram, essencialmente, na tecnologia, com os novos ID.4 e ID.5 a receberem um novo "software" de última geração para o sistema de infoentretenimento que é muito mais rápido e oferece maior número de funções. Além disso, ambos recebem um ecrã central de maiores dimensões, sendo agora de 12.9'' (32,8 centímetros, na diagonal). O sistema beneficia de uma nova estrutura de menus, enquanto o Digital Cockpit (painel de instrumentos digital, de série) e o Head-Up Display com realidade aumentada, opcional, foram melhorados. Respondendo ao criticismo recebido desde que as gamas foram lançadas no mercado, os seletores táteis do ar condicionado e do controlo do volume, agora, são iluminados e o volante multifunções inclui uma nova lógica de funcionamento. Além disso, a VW separou o seletor de Modos de Condução, dando-lhe um comando autónomo.
Além do ecrã de maiores dimensões, a interação multimédia com os ID.4 e ID.5 é ainda garantida pelo novo assistente de voz IDA, o qual responde a comandos de voz e oferece novas funcionalidades, incluindo informações meteorológicas baseadas na "cloud", resultados de eventos desportivos ou cotações da Bolsa.
Ainda em termos de equipamento, a VW também oferece um novo sistema de som Harman Kardon com 480 Watts e 10 altifalantes (incluindo altifalante central e "subwoofer") como opção para ambos os modelos.
Maior eficiência, maior autonomia
Graças a um novo motor elétrico no eixo traseiro e a uma bateria de nova geração, foi possível reduzir o consumo de energia e, ao mesmo tempo, aumentar a potência. Um motor elétrico de 210 kW/286 cv é utilizado nos modelos de tração traseira ID.4 Pro (City e Urban) e ID.5 Pro (City e Urban) – o que corresponde a mais 60 kW de potência face aos antecessores. A entrega de potência é mais dinâmica em todas as situações, uma vez que o binário do motor elétrico aumentou de 310 Nm para uns bem mais expressivos 545 Nm (+75% de binário). Se os valores de aceleração saem melhorados, também a velocidade máxima foi aumentada de 160 km/h para 180 km/h.
Por seu turno, os novos GTX (versões mais desportivas) passam a ser mais dinâmicos, com 250 kW/340 cv de potência, levando apenas 5,4 segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/h, graças à combinação de dois motores para tração integral. Estas versões, agora, são 30 kW/41 cv mais potentes. O que não muda é a velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h.
Todos os modelos ID.4 e ID.5 com a nova bateria de 77 kWh têm uma maior autonomia: o novo ID.4 Pro pode percorrer até 550 km (ciclo combinado WLTP), ou seja, mais 17 km, ao passo que o novo ID.5 Pro tem uma autonomia de até 556 km, um aumento de 11 km. Os modelos ID.4 e ID.5 de tração traseira contam com carregador de bordo para uma potência de 135 kW em postos de carregamento rápido. Os modelos de tração integral oferecem uma capacidade de carregamento otimizada em DC, que subiu de 135 para 175 kW, com que podem carregar energia suficiente para percorrer 178 km em apenas 10 minutos.
A nova gestão térmica e de carregamento introduzida em todos os modelos ID.4 e ID.5 garante que a bateria esteja pré-condicionada durante a condução antes da próxima paragem num posto de carregamento rápido. Graças a este pré-condicionamento, os modelos ID.4 e ID.5 passam a estar otimizados para receber o mais rapidamente possível a energia de carregamentos DC, particularmente útil em viagens longas.
Para complementar a introdução dos novos e mais potentes e eficientes motores elétricos, as ligações ao solo também foram ajustadas. Além disso, a VW atribuiu ao (opcional) controlo adaptativo do chassis (DCC) novas características para uma relação ainda mais equilibrada entre conforto e dinâmica.
Níveis de equipamento retocados
Além da versão desportiva GTX, os dois modelos contam com duas versões de equipamento: Pro City e Pro Urban. Em ambos os automóveis, a Pro Urban posiciona-se acima da versão de entrada Pro City, com um nível de equipamento de série significativamente melhorado. No caso do ID.4, inclui as jantes em liga leve de 19'' "Hamar", Pacote Conforto, Pacote Assistência, Pacote Exterior Style, Pacote Interior Style e pintura metalizada.
O ID.5, na mesma versão, é proposto com Pacote Conforto, Pacote Assistência, Pacote Exterior Style, Pacote Interior Style e pintura metalizada, de série.
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