Ioniq 5 percorre meio milhão de km com bateria original
- João Isaac
- 2 de abr.
- 2 min de leitura
Preocupado com a longevidade da bateria de um veículo elétrico? Este Ioniq 5 provou que é possível percorrer uma grande distância com o mesmo acumulador de energia.

Um Hyundai Ioniq 5 em particular foi recentemente notícia na Coreia do Sul ao saber-se que o seu condutor conseguiu percorrer quase 580.000 quilómetros com a bateria original do seu veículo elétrico. O feito pode assim confirmar que, com os devidos cuidados (e alguma sorte), a baixa longevidade de uma bateria parece ser, cada vez menos, um problema. Até porque este está longe de ser um caso isolado, existindo registos de outras histórias idênticas.
O utilizador terá partilhado a proeza num grupo de uma rede social que explora a temática das grandes distâncias percorridas com automóveis – não apenas elétricos - e a Hyundai ofereceu-se inclusivamente para fazer a troca da bateria sem quaisquer custos, quem sabe, para a estudar no seguimento da sua utilização intensiva. Isto apesar do state of health indicar ainda 87%, da garantia de 160.000 km ter sido há muito excedida e do condutor utilizar regularmente postos rápidos de carregamento, mais prejudiciais para a saúde da bateria.

O herói desta história continua a rolar, agora com a sua nova bateria e a uma média de 16.000 quilómetros por mês, contando já com mais de 666.000 quilómetros no odómetro. Porém, apesar da bateria ter sido um exemplo de fiabilidade, o Ioniq 5 teve uma falha “elétrica” ao longo da sua já extensa viagem, nomeadamente uma avaria na unidade de controlo de carregamento. Ainda assim, considerando a quilometragem digna de fazer inveja a muitos táxis, este Ioniq 5, quer-nos parecer, passa com distinção no teste da resistência e durabilidade.
Comments