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KIA: passaporte da bateria em teste

A Kia Europa, através de organização criada especificamente para este propósito, iniciou o programa de testes à tecnologia de passaporte de bateria a nível celular em carros elétricos. O objetivo da inovação, que antecipa regulamentação que a União Europeia (UE) pretende aplicar no futuro, é garantir mais transparência nas informações sobre o tempo de vida das baterias.


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Para este programa experimental, a Kia recorreu a EV3 equipado com monitores celulares que registam informações avançados sobre bateria e, comparativamente a sistemas convencionais, calculam apenas o “state of health” (estado de saúde, traduzindo livremente) de todo o pacote ou apenas de um módulo, o que permite uma análise muito mais detalhada e em tempo real de cada célula do sistema.


A marca sul-coreana apresenta diversos benefícios da tecnologia, nomeadamente a rastreabilidade mais rigorosa de todo o ciclo de vida da bateria, a obtenção de diagnósticos de reparação, a resolução antecipada de problemas de manutenção e a redução dos custos no longo prazo, com a substituição individual das células em vez dos módulos completos. Outra vantagem é a confiança gerada junto dos clientes de carros elétricos usados, precisamente devido à transparência na informação.


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"A KIA pretende estabelecer um padrão novo para os clientes no que respeita à transparência sobre o desempenho da bateria", refere o presidente e administrador-delegado da KIA Europa, Marc Hedrich. “Ao testarmos o passaporte de bateria ao nível das células, estamos a recolher informações sobre um conjunto de benefícios que podemos propor, do prolongamento da vida útil da bateria à consolidação da relação de confiança com os proprietários dos nossos carros”.


A KIA também criou organização interna dedicada à tecnologia, com especialistas que trabalham no desenvolvimento do serviço próprio de passaporte de bateria, que poderá ser disponibilizado nos elétricos e nos híbridos vendidos na Europa até fevereiro de 2027, como é exigido pela UE.

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