Lando Norris campeão
- José Caetano

- há 6 horas
- 3 min de leitura
Lando Norris, 26 anos, é o 35.º campeão na história da Fórmula 1, o 11.º britânico e o oitavo com a McLaren! O piloto natural de Glastonbury, Inglaterra, conseguiu-o à sétima temporada (e ao 152.º grande prémio) na categoria-rainha da competição automóvel, depois de garantir a terceira posição no Abu Dhabi, numa corrida mais tensa do que excitante ganha por Max Verstappen, da Red Bull-Honda RBPT. Para o neerlandês, 28 anos, após 1455 dias no “trono”, fim do reinado.

O britânico Lando Norris sagrou-se campeão mundial de Fórmula 1, conseguindo, na 17.ª edição do Grande Prémio do Abu Dhabi, a ronda 24 da temporada de 2025, o resultado de que precisava para comemorar o primeiro título na categoria-rainha da competição automóvel, se Max Verstappen vencesse, outra vez, as 58 voltas ao circuito Yas Marina: a terceira posição!
O neerlandês da Red Bull-Honda RBPT perseguia o pentacampeonato, proeza que só o alemão Michael Schumacher comemorou na Fórmula 1, ganhando o Mundial entre 2000 e 2004, somou a oitava vitória do ano, a terceira consecutiva, e a quinta no Abu Dhabi e a 71.ª na Fórmula 1. Ainda assim, mesmo após sequência notável de 10 pódios, totalizou menos dois pontos do que o piloto da McLaren-Mercedes.

O reinado de Verstappen na Fórmula 1, iniciado a 12 de dezembro de 2021, depois de vencer Lewis Hamilton no Abu Dhabi, em corrida polémica, durou nada menos do que 1455 dias. Norris estreou-se na categoria a 17 de março de 2019, no Albert Park de Melbourne, na Austrália (12.º), e esperou sete temporadas e 152 corridas para conquistar o título mais importante do desporto motorizado.
“Meu Deus, isto é tudo tão surreal, que emoção. Não pensava chorar, mas chorei. Obrigado à McLaren, obrigado aos meus pais! Cumprimento o Max e o Oscar. Que campeonato. Foi um prazer competir, e aprender, com eles. Durante a corrida, que foi muito longa, era impossível não pensar na conquista do título, mas cumprimos o objetivo”, disse Lando Norris, que teve de conviver muito tempo com a “sombra” de Charles Leclerc, da Ferrari, e foi obrigado a ultrapassar Yuki Tsunoda, o parceiro de Max Verstappen na Red Bull-Honda RBPT, por fora dos limites da pista, devido a ação antidesportiva do piloto nipónico punida com 5 s de penalização.
Esta tarde, Norris, segundo da grelha de partida, nunca esteve em posição de lutar pela vitória. E sucedeu o mesmo com o companheiro de equipa, Oscar Piastri, que também ambicionava o título. Max Verstappen esteve sempre no controlo da ação e perdeu o comando apenas temporariamente, na primeira paragem para troca de pneus, que realizou muito antes do australiano.

Norris é o 35.º campeão na história da Fórmula 1, o 11.º britânico e o oitavo com a McLaren. Lando, em equipa que já soma 13 títulos de pilotos e 10 de construtores, sucede às lendas Emerson Fittipaldi (1974), James Hunt (1976), Niki Lauda (1984), Alain Prost (1985, 1986 e 1989), Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991), Mika Hakkinen (1998 e 1999) e Lewis Hamilton (2008), que cumpriu primeira temporada medíocre com a Scuderia: pela primeira vez em 19 anos no Mundial, zero pódios!
Em 2026, na Fórmula 1, gerações novas de monolugares e unidades de potência – o DRS utilizado desde 2011 para facilitar as ultrapassagens utilizou-se pela última vez no Abu Dhabi, por exemplo! No próximo ano, Audi em vez de Sauber, Honda ao lado da Aston Martin (a Ford substitui-a a Red Bull e na Racing Bulls), Alpine com o apoio da Mercedes e não da Renault, e Cadillac em estreia, com a Ferrari e Valtteri Bottas e Sergio Pérez como pilotos! A época arranca a 8 de março, em Melbourne, na Austrália.












































































Comentários