top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

(Mais um…) “anti-Tesla Model Y”: Lucid Earth em 2026 a partir de €45 000

Mesmo que o seu atual catálogo não comporte mais do que dois modelos, e a sua atividade esteja, fundamentalmente, centrada no seu país de origem (embora estando já implementada, na Europa, na Alemanha, Noruega, Suíça e Países Baixos), a norte-americana Lucid, marca exclusivamente dedicada à produção de automóveis 100% elétricos, tem em preparação o lançamento de um modelo de menores dimensões e preço mais acessível, o qual se antevê venha a servir como “ponta-de-lança” para a sua entrada na maioria dos restantes mercados principais do Velho Continente.


ree

Internamente conhecido como projeto Midsize, prevê o desenvolvimento de um SUV de tamanho médio (início de produção agendado para o final de 2026), destinado a concorrer num segmento dominado pelo seu conterrâneo Tesla Model Y, não faltando quem aposte venha a denominar-se Earth, embora a marca ainda nada tenha adiantado nessa matéria. Da oferta europeia da Lucid também deverão fazer parte a berlina Air (pilar histórico das suas vendas, e rival do Tesla Model S; e o SUV de grande porte Gravity, concorrente do Tesla Model X).

 

Outro fator determinante para o sucesso desta investida é o objetivo de o Earth, assente numa plataforma inédita, que servirá de base ao desenvolvimento de outros novos modelos da casa californiana, vir a ser proposto na Europa a partir de cerca de 45 mil euros, por forma a tirar partido de um segmento em que os elevados volumes de vendas tendem a traduzir-se numa substantiva rentabilidade. Quanto ao resto, são poucos os dados ainda disponíveis acerca da nova criação da Lucid, que, ainda assim, não deixou de divulgar uma imagem do modelo em que este surge na sombra, mas permite identificar uma configuração típica de um SUV-coupé, com um portão traseiro afilado, e um design apurado, na linha do conhecido dos seus dois outros modelos.


ree

 

Dado importante é a Lucid anunciar para o Earth uma autonomia na casa dos 500 km, valor um pouco inferior aos 534 km prometidos pelo Model Y Standard, e bastante aquém dos 622 km do Model Y Premium, ficando por saber de a marca tem prevista a criação de versões capazes de percorrer maiores quilometragens entre recargas. Já tecnologia é o que não deverá faltar no novel SUV americano, já que, graças à parceria estabelecida entre a Lucid e a Nvidia, tudo aponta para que o Earth disponibilize um verdadeiro arsenal de sistemas avançados de assistência à condução, ao ponto de permitir-lhe oferecer condução autónoma de nível 4.

bottom of page