top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Marcas de automóveis mais valiosas do mundo: topo do ranking mantém-se… mas com perda de valor

O relatório de 2025 das 100 marcas mais valiosas do mundo, que a consultora norte-americana Interbrand há 26 anos vem publicando, não trouxe novidades de maior quanto aos lugares de topo da tabela – nem os absolutos, nem os relativos à indústria automóvel em particular. Na primeira posição do Top 5 continua a estar a Toyota (6º lugar da geral), seguida da Mercedes (10ª da geral), da BMW (14ª da geral) da Tesla (25ª da geral) e da Honda (29ª da geral).


ree

O relatório de 2025 das 100 marcas mais valiosas do mundo, que a consultora norte-americana Interbrand há 26 anos vem publicando, não trouxe novidades de maior quanto aos lugares de topo da tabela – nem os absolutos, nem os relativos à indústria automóvel em particular. Na primeira posição do Top 5 continua a estar a Toyota (6º lugar da geral), seguida da Mercedes (10ª da geral), da BMW (14ª da geral) da Tesla (25ª da geral) e da Honda (29ª da geral).

 

Já uma análise mais fina permite tirar outras conclusões. Por exemplo, que a maioria das marcas de automóveis mais valiosas do planeta perderam valor face ao ano anterior, mormente a Mercedes (-15%), a BMW (-0%) e a Tesla (-35%). Já as exceções mais significativas são a Toyota (+2%, para 74,2 mil milhões de dólares, ainda assim, muito aquém dos 470,9 mil milhões em que foi avaliada a Apple, líder absoluta do ranking…), a Hyundai (+6,9%), a Ferrari (+17,8%) e a Xiaomi (+18,4%). Menção obrigatória merece, ainda, a BYD, que, também, neste relatório dá mostras do acentuado progresso que vem registando nos últimos anos: pela primeira vez entra na lista, na 14ª posição (90ª da “geral”).


ree

 

Vale a pena referir que entre as 100 marcas mais valiosas do mundo encontram-se quinze diretamente ligadas ao setor automóvel, ainda que uma delas altamente sustentada, em termos de reconhecimento, como de valor, pelas suas atividades noutros domínios, em especial o da tecnologia: a Xiaomi, no 11º lugar (81º da “geral”). Abaixo, ficam as quinze marcas de automóveis presentes no estudo, o respetivo valor, e a sua evolução face a 2024 – sendo que o valor de uma marca tende a ser uma medida fundamental para aquilatar do seu reconhecimento, da sua saúde financeira, e da sua capacidade para se adaptar às condições do mercado.


ree

Já no que às marcas mais valiosas do mundo, em absoluto, diz respeito, fica o Top 10 de uma listagem dominada pelas chamadas “tecnológicas”, e do qual apenas duas ligadas ao automóvel fazem parte.


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page