Mazda6e no final do verão
- Pedro Junceiro
- há 2 dias
- 4 min de leitura
O regresso da Mazda ao mercado das berlinas de segmento superior faz-se com o 6e, um modelo 100% elétrico que repete argumentos fortes da marca japonesa em termos de “design” e de qualidade geral, mas que tem aqui também o preço como surpresa, pouco acima dos 40.000€.

Resultado da parceria entre a Mazda e a chinesa Changan, o 6e prepara-se para chegar à Europa no final deste ano com o intuito de ocupar o lugar deixado vago pelo anterior Mazda6. Mas, como atributo definidor, o Mazda6e adapta-se à fase da mobilidade elétrica e surge apenas com versões elétricas, em linha com o espírito de eletrificação que a marca de Hiroxima tem protagonizado.
Após a revelação recente no Salão de Bruxelas, no início do ano, o 6e mostrou-se agora em Portugal, permitindo aos jornalistas nacionais um primeiro contacto com esta berlina de desenho elegante. Para já, apenas por fora, já que, tratando-se de uma unidade de pré-produção ainda com materiais não definitivos no interior, os responsáveis da Mazda preferiram não deixar “vistoriar” o habitáculo…

Afinado para a Europa
Apesar de ser modelo nascido na China, o Mazda6e conta com afinação específica para o mercado europeu, tendo sido aperfeiçoado pelas equipas de engenharia de Hiroxima e de Oberursel, na Alemanha, ao nível da calibração da direção, da suspensão e dos pedais. Com arquitetura de tração traseira, o 6e apresenta suspensões independentes nos dois eixos (multibraços atrás) e distribuição equilibrada do peso em 50:50, com a Mazda a reter ainda o seu sistema integrado de controlo dos travões para manter o nivelamento da carroçaria nas fases de aceleração, travagem e em curva.
No que diz respeito ao desenho, uma vez mais inspirado no conceito “kodo” (a alma do movimento), o Mazda6e sobressai pela pose elegante e simples, com o grande painel dianteiro a destacar-se, ostentando não só uma nova assinatura luminosa, mas também o logótipo igualmente iluminado. Na traseira, na qual a vertente luminosa assume aspeto fundamental para proporcionar uma maior sensação de largura visual. Na tampa da bagageira há um “spoiler” adaptativo que se eleva a partir dos 90 km/h para garantir maior estabilidade, mas que não interfere na simplicidade das linhas. O modelo será equipado com jantes de 19 polegadas, enquanto a carroçaria poderá ter oito cores exteriores.

Quanto a medidas, este é um modelo de grandes dimensões, aproximando-se dos cinco metros: 4.921 mm de comprimento, o que aliado aos 2.895 mm de distância entre eixos prometem muito espaço a bordo, sobretudo entre os ocupantes atrás. A bagageira ascende a 465 litros (até 1.074 com o rebatimentos dos encostos traseiros), dispondo ainda à frente de um outro local para arrumação, tradicionalmente denominado de “frunk”, com 72 litros.
Duas bateria
Os clientes nacionais poderão optar entre duas motorizações elétricas: a Standard conta com motor elétrico de 258 cv (190 kW), 320 Nm de binário e bateria LFP de 68,8 kWh, para uma autonomia geral de até 479 km (combinada WLTP) e de até 605 km em ambiente urbano, ao passo que a Long Range tem motor de 245 cv (180 kW) e bateria NCM de 80 kWh, para autonomia combinada WLTP até 552 km e de até 692 km em ambiente urbano. O consumo médio deste modelo parte nos 16,5 kWh/100 km, ao passo que a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 7,6 segundos na variante mais potente e em 7,8 segundos na Standard. A velocidade máxima cifra-se sempre nos 175 km/h.
As potências de carregamento são bem mais dispares e, até, peculiares: a bateria LFP carrega a 165 kW, demorando 24 minutos a passar de 10% a 80% num posto DC, ao passo que a bateria NMC admite “apenas” 90 kW igualmente num posto DC, demorando então 47 minutos a recarregar entre os 10% e os 80%. Em “wallboxes”, aceita 11 kW, com que recarrega de 0 a 100% em 07h30 na versão LFP e em 08h30 na NMC.

O Mazda6e tem três modos de condução — “Normal”, “Sport” e “Individual” —, alterando alguns parâmetros do veículo (aceleração, direção ou regeneração). O modo “Individual” permite configurar as características de aceleração, travagem regenerativa e direção de acordo com as suas preferências pessoais.
Interior aponta aos “premium”
Quanto ao interior, o Mazda6e inspira-se no conceito japonês “ma”, que enfatiza a simplicidade e a organização dos espaços, subjacente a um ambiente de características “premium”, com painel de bordo de aparência flutuante.
A versão Takumi apresenta estofos em pele bege ou em preto. Na versão Takumi Plus os estofos são em pele castanha e camurça, com acabamentos em pele e pele sintética, contando no tejadilho com um ocultador elétrico para o teto panorâmico em vidro escurecido. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico, podendo ser aquecidos e ventilados, contando o do condutor com função de memória.
No domínio tecnológico, destaca-se pelo painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, “head-up display” que projeta as informações principais no para-brisas. Ao centro um ecrã tátil de 14,6 polegadas permite acesso ao infoentretenimento com Android Auto e Apple CarPlay sem fios, dispondo ainda de climatização de duas zonas, estação de carregamento “wireless” de smartphone, bem como sistema de som Sony, com 14 altifalantes, incluindo nos apoios de cabeça dianteiros.

Há ainda tejadilho panorâmico, iluminação ambiente interior com 74 tonalidades e ecrã traseiro também tátil. A marca adianta ainda que o 6e terá uma chave nova e aplicação digital para abrir e fechar o carro, partilhável com três pessoas.
Na segurança, o Mazda6e conta com vários equipamentos, incluindo nove airbags, sistema avançado de assistência ao condutor com travagem de emergência autónoma, reconhecimento de sinais de trânsito e uma série de outras funcionalidades. No equipamento de série conta-se ainda com faróis LED, ecrã de 360º e função “See-Through View” para ver “através” da carroçaria.
Preços podem ser fator
Quanto aos preços, o novo Mazda6e estará disponível nas versões Takumi e Takumi Plus, com preços que se podem considerar como relevantes atendendo ao mercado nacional, com valor de entrada nos 40.050€ da versão Takumi RWD de 258 cv, com preços de pré-lançamento válidos até 15 de setembro de 2025.
A Mazda oferece garantia geral de seis anos ou 150.000 km e de oito anos ou 160.000 km para a bateria (até uma capacidade mínima de 70% face à capacidade original). As primeiras unidades do Mazda6e serão entregues no final do verão.
GAMA E PREÇOS
Mazda6e 258 cv RWD Takumi - 40.050€
Mazda6e 258 cv RWD Takumi Plus - 42.000€
Mazda6e 245 cv Long Range RWD Takumi - 42.550€
Mazda6e 245 cv Long Range RWD Takumi Plus - 44.500€
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