Mercedes EQS com bateria de estado sólido
- João Isaac

- 21 de fev.
- 1 min de leitura
Marca alemã terá iniciado testes a bateria de estado sólido da Factorial Energy num EQS modificado para esse efeito.

A Mercedes-Benz está a testar uma bateria de estado sólido da Factorial Energy num dos seus maiores modelos elétricos, o EQS. De acordo com a notícia avançada pela publicação britânica Autocar, a marca de Estugarda terá dado início aos testes este mês e pretende, durante as próximas semanas, recolher informação relativamente à eficiência, durabilidade e performance do inovador acumulador de energia.
Segundo a notícia, o pack de baterias proporciona uma autonomia total de cerca de 1.000 quilómetros. A Mercedes-Benz reconhece que a nova bateria deverá assim oferecer cerca de 25% de autonomia adicional quando feita a comparação com uma bateria de iões de lítio de peso e dimensão equivalente, esperando que a tecnologia chegue ao mercado ainda antes do final da década.

O EQS utilizado para os testes à nova bateria teve de ser modificado para a poder acomodar. O compartimento onde esta foi instalada recorre a um suporte de células flutuante com atuadores pneumáticos desenvolvidos pelos engenheiros da equipa de Fórmula 1 da Mercedes-Benz em Brixworth. O sistema consegue assim gerir a expansão e a contração dos materiais no interior das células da bateria durante o carregamento e o descarregamento para melhorar a estabilidade e a longevidade do pack de baterias.







Comentários