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Museu da Skoda: História ao vivo

Poucos fabricantes de automóveis podem orgulhar-se de passado tão rico… A Skoda encontra-se a comemorar 130 anos e, no museu que mantém na terra-natal Mladá Boleslav, na Chéquia, propõe-nos uma viagem no tempo, que percorremos entre dezenas de carros clássicos e artigos de época. A proposta é tentadora, sobretudo por também permitir observar as evoluções culturais e geopolíticas registadas desde a fundação da marca checa propriedade do Grupo Volkswagen.



A “vida” da Skoda é anterior à adoção do nome que tem atualmente. A marca nasceu como Laurin & Klement, o que remetia para os nomes dos dois fundadores, Václav Laurin e Václav Klement. A empresa foi criada em 1895, originalmente para a produção de bicicletas Slavia, que foram muito bem-sucedidas. Também é esse o ponto de partida da exposição de objetos no museu inaugurado em 1995, nas antigas naves de fábrica histórica.

 

Renovada em 2012, a infraestrutura reúne muitos artigos importantes. Em 1800 metros quadrados de área, 360 peças em exposição, nomeadamente automóveis produzidos de série, protótipos, carros de ralis, motociclos e, claro, exemplar da bicicleta Slavia de 1899, o item mais antigo em exposição.

 

Posicionada à entrada do museu, a bicicleta assinala o “nascimento” da antecessora da Skoda e está ladeada por mais dos veículos históricos, a moto Laurin & Klement BZ de 1903 e o carro Laurin & Klement BSC de 1908 (produziram-se 12, mas “sobrevive” apenas este…). O BSC não foi, porém, o primeiro automóvel da L&K. Em 1905, introdução do Voiturette A, que tinha visual mais arcaico e, rapidamente, deu origem a diversos derivados, incluindo o BSC.


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Também em exposição, o Skoda 860 produzido de 1929 a 1932 com motor de 8 cilindros e 60 cv. A marca fez só 49 unidades. Outro automóvel em destaque é o 935 Dynamic de 1935, que fez furor na sua época por combinar aerodinâmica otimizada com características técnicas invulgares: o motor de 55 cv permitia-lhe atingir 130 km/h e era apoiado por caixa eletromagnética fornecida pela francesa Cotal.

 

O Skoda 450 Roadster com pintura azul-turquesa também é atração do museu. Produzido de 1957 a 1959, este descapotável contava com motor de quatro cilindros e 50 cv de potência, mas sobressaía, sobretudo, pela elegância da carroçaria. Sublinhando as características daquela época e a rivalidade cada vez maior entre os dois blocos europeus (Ocidente e Leste), a Skoda era das poucas empresas dos países sob controlo da União Soviética que exportava até para EUA. Os principais destinos dos 450 Roadster.



Na era recente, destaque o Favorit, o protagonista da transição do Skoda do bloco soviético para a Skoda do Grupo Volkswagen, negócio finalizado em março de 1991. É o primeiro carro com tração dianteira na história do fabricante e tem desenho da Bertone. O resto da história conhece-se muito melhor: multiplicaram-se os formatos e os produtos, ganhando relevância os Sport Utility Vehicles (SUV) como o Kodiaq e o Enyaq, que foram precedidos por modelo de produção em série que foi quase experimental, o Yeti.

 

A lista de carros (num total de cerca de 50 e que pode variar em função de exposições temporárias e temáticas) também integra diversos desportivos, como o 1100 OHC Coupé ou o Fabia R5, na versão Rally2 evo, uma das máquinas de ralis mais produzidas do mundo.


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Artefactos simbólicos 

No museu da Skoda, também encontramos filmes sobre a história da marca, fotografias, documentos e elementos multimédia interativos (pudemos viajar virtualmente num dos carros que pertencem aos primórdios da marca), que permitem aos visitantes explorar tanto o desenvolvimento técnico como as histórias por detrás dos veículos.

 

Por exemplo, catalogadas sob a designação de “namoriscando com o inimigo”, encontram-se artigos que recordam a campanha publicitária do 450 Roadster com a Miss EUA-1957, Charlotte Sheffield, alusão muito direta ao clima de tensão pulsante entre o Ocidente e o Leste. O espaço também inclui o Fórum Laurin & Klement e o Václav Café, áreas funcionais dentro do complexo histórico para a organização de eventos culturais, apresentações e programas educativos e culturais.

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