top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Norris ganha oito pontos a Piastri

Lando Norris, num McLaren-Mercedes, venceu a corrida de Sprint no programa do Grande Prémio de São Paulo. O britânico aproveitou o abandono após despiste do parceiro de equipa Oscar Piastri e ganhou oito pontos ao piloto australiano na luta pelo título mundial, passando, por isso, a somar mais nove. E também conquistou três a Max Verstappen, da Red Bull-Honda RBTP, quarto no fim das 24 voltas, atrás dos Mercedes de Kimi Antonelli (segundo) e George Russell (terceiro).


ree

A Fórmula 1 tem seis corridas de Sprint, o que não decide um campeonato com 24 grandes prémios, mas o formato adotado em 2021 pode desequilibrar os pratos da balança. Provou-se hoje! Lando Norris, da McLaren-Mercedes venceu as 24 voltas no programa do Grande Prémio de São Paulo, repetindo o ano passado, e passou a somar mais nove pontos do que o companheiro de equipa Oscar Piastri, em vez de apenas um, devido ao abandono do piloto australiano, depois de despiste na volta 6, na curva 3 de Interlagos (perdeu o controlo do monolugar após passagem sobre o corretor exterior molhado pela queda de chuva antes do arranque!). “Erro parvo, ou erro infeliz”, lamentou.


ree

É a terceira vitória de Norris num Sprint, mas só a primeira em 2025. E conseguiu-a num momento crucial da temporada e aproveitando muito bem a primeira posição na grelha de partida! A corrida ficou marcada por bandeira vermelha após série de despistes na volta 6, todas na curva 3 (pouco tempo depois de Piastri, Hülkenberg e Colapinto perderam, também, os controlos dos monolugares!...), que obrigaram à limpeza do circuito. Seguiu-se arranque atrás do Safety Car e Norris manteve-se no comando das operações, resistindo bem à pressão de Kimi Antonelli, o prodígio italiano de 19 anos da Mercedes (melhor resultado da carreira na Fórmula 1).


ree

A escuderia alemã, com a segunda posição de Kimi e a terceira de George Russell, superou a Ferrari no Mundial de Construtores, transformando desvantagem de um ponto em vantagem de seis, uma vez que os pilotos da Scuderia, Charles Leclerc e Lewis Hamilton terminaram em quinto e sétimo, respetivamente. O tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull-Honda, acabou em quarto e perdeu três pontos para Norris, passando a somar menos 39 em vez de 36. Logo, este resultado representa “passo atrás” no sonho do penta. As corridas de Sprint têm mesmo impacto(s) nas contas do campeonato!...



“Corrida dura, devido à falta de aderência em muitas zonas de circuito e à pressão do Kimi. E também tive de lutar com a degradação rápida dos pneus. A decisão de trocar os médios pelos macios durante a paragem por bandeira vermelha não teve os resultados que esperávamos. Também por isso, temos trabalho para fazer até à qualificação desta tarde para o grande prémio de amanhã”, disse Lando Norris.


Segue-se, às 18h00 em Portugal Continental, a qualificação para o Grande Prémio de São Paulo, 21.ª ronda da temporada, corrida com 71 voltas programada para as 17h00 deste domingo.


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page