Ogier e Evans ombro a ombro
- José Caetano

- há 2 horas
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Sébastien Ogier e Elfyn Evans, ambos em Toyota GR Yaris Rally1, entram no último dia do Rali do Japão, penúltima ronda do WRC de 2025, separados por apenas 6,5 s, com o francês, o segundo no Mundial, à frente do galês, o primeiro… Rovanpera, o outro piloto na luta pelo título, também num GR Yaris Rally1, é “apenas” sétimo.

Ogier, durante este sábado, nunca perdeu a primeira posição no rali e foi capaz de resistir à pressão de Evans, maior de manhã do que à tarde – a vantagem do piloto francês que persegue o nono título no WRC, registo que igualará recorde na posse do compatriota Sébastien Loeb, chegou a diminuir para 1,6 s, mas tornou-se mais confortável com as vitórias nas três “especiais” finais da etapa.
Sébastien Ogier apresentou-se no Japão a 13 pontos de Elfyn Evans, em igualdade pontual com Kalle Rovanpera, mas o francês recuperou oito pontos ao piloto galês atrás do primeiro Mundial de Ralis da Rali e, este domingo, para ponto final no rali, mais seis PEC e 72,38 km ao crononómetro, que valem um máximo de 10 pontos –cinco referentes à primeira posição no Super Sunday e cinco pela vitória na Power Stage (PEC 20, 13,98 km) na zona do Lago Mikawako. E a previsão meteorológica é de chuva, o que soma imprevisibilidade à competição em asfalto.
“Esta tarde, sinto que estive muito bem, depois de manhã em que esperava mais”, disse Ogier. “Por isso, globalmente, não posso estar satisfeito com o que fiz hoje… O carro está ótimo, com ritmo forte e tenho de aproveitá-lo melhor”, disse o piloto francês de 41 anos, que também elogiou o companheiro de equipa. “O Elfyn está a conduzir no limite, as diferenças são sempre muito pequenas. O facto de entrar no último dia do rali na primeira posição é muito positivo”, reconheceu.

O compatriota Adrien Fourmaux esteve muito bem no período da manhã – ganhou as primeiras duas “especiais” do dia… – e, depois do azar de Katsuta, foi premiado com a promoção à terceira posição na ronda nipónica do campeonato, a 17,8 s de Evans e 23,6 s de Ogier. O piloto do Hyundai i20 N Rally1 disse-se satisfeito com o sábado. “Percurso exigente e muito escorregadio, mas está tudo a funcionar como deve e, por isso, tive um dia tão positivo”, disse.
Kalle Rovanpera está a recuperar de incidente na sexta-feira – toque numa barreira de segurança danificou a suspensão traseira esquerda do GR Yaris Rally1 –, mas é “só” sétimo. Também para o piloto finlandês, domingo superimportante, por poder somar os pontos necessários para continuar na luta pelo terceiro título da carreira no WRC. Depois, mudança de categoria, com circuitos e monolugares em vez dos ralis, com participação na Super Formula nipónica confirmada para 2026, de olho na Fórmula 2 em 2027 e, posteriormente, na Fórmula 1…
Depois do Rali do Japão, recorda-se, apenas mais uma prova no WRC de 2025, na Arábia Saudita, entre os dias 26 e 29. É a primeira edição de competição com base em Jeddah e que tem os 319,44 km ao cronómetro “arrumados” em 17 PEC, todos em superfícies de terra.
















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