top of page
Logotipo | e-auto

Peugeot E-208 GTi tem 280 cv!

A eletrificação do automóvel não pressupõe a renuncia às “performances” nem ao prazer na condução. E a Peugeot reconfirma-o, combinando-a com “fórmula” que tem adeptos há mais de quatro décadas. Em 2026, no topo da gama 208, versão E-208 GTi com 280 cv. A promessa é de aceleração 0-100 km/h em 5,7 s, registo que “abate” Alpine A290 GTS (220 cv, 6,4 s) e Mini JCW E (258 cv, 5,9 s)!



A Peugeot, na véspera da edição 93 das 24 Horas de Le Mans, decidiu surpreender os adeptos de automóveis desportivos com versão nova do E-208, para posicionar no topo da gama a partir do próximo ano. Recupera nome com história, GTi, e tem a particularidade de contar com o mesmo motor elétrico montado no Abarth 600e Scorpionissimo com produção limitada a 1949 unidades, número que remete para o ano da fundação da marca italiana propriedade do mesmo consórcio (Stellantis) do fabricante francês.

 

E-208 GTi e 600e Scorpionissimo, os dois com 280 cv e tração dianteira, dividem o topo de categoria que já contava com Alpine A290 GTS (220 cv) ou Mini JCW E (258 cv). O Peugeot, mais compacto e leve do que o Abarth, superioriza-se no arranque de 0 a 100 km/h, que cumpre em menos 0,2 s (5,7 s “contra” 5,9 s). O concorrente francês e o rival inglês, para a mesma medição, “reivindicam”, respetivamente, 6,4 s e 5,9 s. A velocidade máxima, no Peugeot, está limitada a 180 km/h. Já o Abarth é capaz de 200 km/h.



A Peugeot, depois de anunciar que nunca mais apresentaria carros com esta sigla, por contar com designação nova (PSE) nos automóveis elétricos e híbridos Plug-In mais desportivos, mudou de ideias e recupera a “fórmula” GTi introduzida há mais de 40 anos, no 205 GTi 1.6 de 1984, que tinha 105 cv. Depois, 306, 206, 207 ou 208 também tiveram versões homónimas, que impressionavam os adeptos tanto pela capacidade mecânica como pelo desempenho dinâmico. Paralelamente, a marca somou vitórias e títulos no desporto, principalmente nos ralis e no todo-o-terreno, o que contribuiu para a construção da dimensão icónica de nome que associamos a potência e “performances”.

 

O primeiro GTi elétrico mantém as qualidades reconhecidas ao E-208 nos campos da sustentabilidade e da facilidade de utilização no dia a dia, mas foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar experiência de condução bem mais emocionante! A Peugeot, para cumprir esta promessa, diminuiu a altura da carroçaria ao solo em 30 mm e aumentou a largura das vias (56 mm à frente, 27 mm atrás). O automóvel encontra-se equipado com jantes de 18’’ que integram a assinatura “Peugeot GTi” e têm estruturas perfuradas, desenho reminiscente das icónicas jantes do 205 GTi e que associa a forma à função – estes orifícios proporcionam arrefecimento mais eficaz dos travões. Complementarmente, encontra-se “spoiler” na zona inferior do para-choques dianteiro e difusor sob o para-choques traseiro, que integra um farol de nevoeiro LED, de pequenas dimensões.



O vermelho brilhante do E-208 GTi nas imagens é exclusivo desta versão e recorda a pintura icónica dos primeiros 205 GTi. Esta cor encontra-se, também, no interior, nos cintos de segurança e nos tapetes, ação que contribui para a atmosfera muito desportivo que encontramos no habitáculo. Os bancos dianteiros são exclusivos e integram os apoios de cabeça, e o volante pequeno, elemento-chave no prazer de condução dos automóveis da Peugeot, apresenta-se com revestimentos em couro perfurado e Alcantara, e emblema central também em vermelho. E esta é, ainda, a cor dos pespontos no painel de instrumentos.

 

O E-208 GTi, no exterior, tem diversos apontamentos em vermelho que sublinham a natureza especial deste automóvel – encontramo-las na grelha dianteira, ao lado dos emblemas da Peugeot, nos faróis, nos guarda-lamas e nas pinças dos travões dianteiros. O primeiro automóvel elétrico criado pela divisão desportiva da marca do leão tem motor fabricado em França (Trémery): chama-se M4+, desenvolve 280 cv e 345 Nm, e é alimentado por uma bateria com 54 kWh de capacidade nominal desenvolvida pela chinesa CATL, que tem a particularidade de dispor de sistemas otimizados de gestão e refrigeração para mais proteção do componente durante a condução desportiva. A marca reivindica até 350 km de autonomia entre recargas – 4h40 com potências até 7,4 kW e menos de 30 minutos para recuperar a energia armazenada de 20% para 80% com corrente contínua e potências até 100 kW.



Por fim, para o E-208 GTi com autoblocante integrado no redutor para a otimização do desempenho dinâmico em curva – ganha-se agilidade, estabilidade, precisão e segurança –, a Peugeot Sport escolheu pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 (medidas 215/40 R18). Este segmento B elétrico com 5,7 kg/cv tem controlo de estabilidade com programa Sport desenvolvido “à medida” e que admite a suspensão de todas as assistências à condução para experiências ainda mais emocionantes em pista, por exemplo. Os travões dianteiros apresentam 355 mm de diâmetro e pinças fixas de quatro pistões, e também foram otimizados sob supervisão dos engenheiros da divisão desportiva do construtor. De resto, aconteceu o mesmo com a calibragem da direção, para garantia de respostas muito mais diretas.

 

Como todos os automóveis elétricos da Peugeot, o E-208 GTi beneficia de garantia de 8 anos/160.000, cobertura que também abrange a bateria.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page