Piastri estreia-se na “pole position”
- José Caetano
- 22 de mar.
- 2 min de leitura
Piloto da McLaren-Mercedes, ao terceiro ano e ao 48.º grande prémio na categoria número um competição automóvel, vence qualificação pela primeira vez. É o 11.º australiano a consegui-lo, mas só o primeiro desde 2018 (Daniel Ricciardo, México). E Oscar Piastri, com os 1.30,641 m nos 5,451 km de Shangai, venceu George Russell, da Mercedes, por 0,082 s, e protagonizou a volta mais rápida de sempre ao circuito do Grande Prémio da China, "palco" da ronda 2 do Mundial de 2025.

Oscar Piastri, 23 anos, é o 107.º nome inscrito na lista de pilotos que conseguiram “pole positions” em 1101 corridas na história da Fórmula 1 – Giuseppe Farina, num Alfa Romeo, foi o primeiro, em maio de 1950, e Lewis Hamilton detém o recorde de 104. Piastri é, também, o 11.º australiano na tabela, mas apenas o primeiro desde o México-2018 (Daniel Ricciardo, num Red Bull).
Piastri, na qualificação para esta ronda 2 do Campeonato do Mundo de 2025, o Grande Prémio da China, corrida com 56 voltas programada para a manhã desde domingo (7h00 em Portugal Continental), percorreu os 5,451 km do circuito de Shanghai em 1.30,641 m, registo que melhorou os 1.30,849 m conseguidos por Hamilton (Ferrari) na véspera, durante a qualificação para o primeiro Sprint do ano e, sobretudo, “implodiu” os 1.33,660 m com que Max Verstappen (Red Bull) garantiu a “pole position” de 2024!
Nesta qualificação, apenas 0,176 s separaram os quatro mais rápidos, com Piastri a vencer George Russell (Mercedes), por 0,082 s. O piloto de Melbourne está no início da terceira temporada no Mundial de Fórmula 1 e já tinha sete segundas posições em qualificações no currículo desportivo, a mais recente na semana passada, no Grande Prémio da Austrália (então, superou-o apenas o parceiro de equipa, Lando Norris, por 0,084 s!). Antecipa-se, portanto, uma corrida excitante.

“Tenho de sentir-me muito feliz com o resultado, mas estou bastante surpreendido. Encontrei o ritmo certo apenas no final da qualificação. Nos primeiros dois segmentos, tive de ‘lutar’ com carro’, nunca fiz uma volta perfeita. A primeira posição na grelha de partida, teoricamente, beneficia-me para a corrida, mas tenho de arrancar bem para não perder esta vantagem”, afirmou o australiano, que ambiciona ganhar a edição 18 do Grande Prémio da China.

O francês Isack Hadjar (Racing Bulls) foi o mais rápido entre os “rookies” no Mundial-2025, em sétimo, e neozelandês Liam Lawson (Red Bull) continua sem conseguir "entender-se" com o monolugar da formação austríaco e, a exemplo do que aconteceu na qualificação para o Sprint, classificou-se em 20.º (último). Por fim, Hamilton admitiu que as mudanças introduzidas pela Ferrari no SF-25 depois da vitória na primeira corrida do fim de semana em Shanghai não produziram os resultados ambicionados, mas assegurou que a equipa está na luta pela vitória num grande prémio em que detém o recorde de seis triunfos (dois com a McLaren, quatro com a Mercedes).
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